Pocket Calculator
Tears for Fears - Head Over Heels

 

FICHA

Tears for Fears - Head Over Heels
Lançamento:
1985
Estilo: Synthpop

Lado A
01. Broken / Head Over Heels / Broken (Preacher Mix) - 8:04

Lado B
01. Head Over Heels (Re-Mix 7" Version) - 4:15
02. When In Love With A Blind Man - 2:22

Produção: Chris Hughes
Remix: Dave Bascombe
Gravadora - Mercury

O grande destaque deste single inesquecível é a versão extended de “Head Over Heels” presente no single 12”! Essa versão se destaca pelo trecho inicial, começando com Broken, criando uma textura totalmente diferente da música original. Quem ouve pela primeira vez leva um susto e nem desconfia que essa é a versão 12 de Head Over Heels do “Tears For Fears”, mas esse início surpreendente com a maravilhosa Broken foi a grande sacada da banda neste 12". Batidas mais cadenciadas e a presença mais contundente de instrumentos acústicos agregam à música um peso mais significativo, diferenciado, observa-se solos de guitarra e baixo muito mais evidentes do que os ouvidos estão acostumados a captar nas produções mais comuns da banda, harmonizam-se com rifs de teclado aplicados na medida certa. Mas não se enganem: este é um belo remix, que vale a pena ser ouvido e apreciado. A união das duas no final, como se fosse o ápice de Head Over Heels, ficou melhor ainda! Existe também um outro remix de Head Over Heels, conhecido como Lost 12” Version (procurem no YouTube), ainda mais bacana que a versão do disco, com seus mais de oito minutos de duração que, quando acabam, fazem a gente clicar no botão de início e ouvir novamente. E novamente. E novamente...

Em 1981, na Inglaterra, com o fim do “Graduate”, a dupla Roland Orzabal e Curt Smith criava o “Tears for Fears”. A banda britânica, em sua gênese, adotava uma sonoridade muito característica do “New Wave” ou “Synth Pop” (variando de crítico para crítico), bem comum do início da década, com abertas experimentações sonoras, além de arranjos de teclado e sintetizador predominantes. Posteriormente, adotando uma sonoridade onde a utilização de instrumentos acústicos fazia-se mais presente, o “Tears for Fears” conquistou um importante lugar no cenário Pop/Rock mainstream, integrando a “Segunda Invasão Britânica” nos Estados Unidos – observado a partir de 1983, este fenômeno consiste no domínio absoluto do mercado fonográfico estadunidense pelas diversas bandas britânicas que surgiam na época.

Originalmente lançada em 1985, “Head Over Heels” é o quarto single do álbum “Songs From The Big Chair”, fruto da parceria com o produtor Jeremy Green, o hit surpreendeu o público pela atmosfera mais minimalista, contrariando a expectativa de uma sonoridade mais complexa como a observada no sucesso anterior da banda, “Shout” (1984). Apesar disso, o sucesso da banda neste trabalho demonstrou-se muito significativo, uma vez que esta música esteve no Top 40 de diversas paradas ao redor do mundo, inclusive ficando em 3° lugar na parada da Billboard Hot 100. Foi lançada como single nas versões em VINIL 7” e 12”, trazendo no lado B a canção When In Love With A Blind Man (cantada pelo baixista Curt Smith).

Segundo o vocalista da banda, Roland Orzabal, Head Over Heels é uma das músicas mais simples composta pelo “Tears For Fears”. Talvez realmente seja (principalmente se compararmos com títulos de impacto, como “Woman In Chains” e “Shout”), mas não se pode deixar de negar a força que ela tem, tanto na letra como na melodia. Utilizando-se de um ritmo menos agitado, as notas mais arrastadas, tanto na linha eletrônica quanto na linha acústica, constrói uma atmosfera quase contemplativa, permitindo-nos absorver e “viajar” no existencialismo da letra. A música, apesar de seu caráter mais minimalista diante das demais composições da banda até então, consegue facilmente conquistar uma sólida identidade e personalidade.



Rapha Mussato e Ana Paula Santos