Pocket Calculator
Tom Tom Club - Under the Boardwalk

 

FICHA

Tom Tom Club - Under the Boardwalk
Lançamento:
1982
Estilo: Synthpop / New Wave / Reggae

Lado A
01. Under The Boardwalk (Long Version) - 5:44

Lado B
01. On, On, On, On... (Remixed Version) - 3:44
02. Lorelei (Remixed Version) - 6:20

Produção: Chris Frantz, Steve Stanley e Tina Weymouth
Letra/música: Chris Frantz, Steve Stanley e Tina Weymouth
Gravadora - Island Records

Lançado em 1981 no álbum de lançamento da banda, o Tom Tom Club, o single cover de “Under the Boardwalk” foi lançado no ano seguinte pela Sire nos Estados Unidos e Canadá e pela Island Records na Europa. Foi produzido pelo jamaicano Steven Stanley, que havia trabalhado anteriormente com Talking Heads.

Originalmente lançado em 1964 pelo grupo também americano The Drifters, o single fez grande sucesso, figurando tanto nas paradas americanas quanto nas britânicas. Com o sucesso uma série de covers surgiram ao longo dos anos, gravados por astros do cinema como Bette Midler e Bruce Willis e bandas como Rolling Stones.

Com a versão de Tom Tom Club a resposta não foi diferente. Não figurou as paradas de sua terra natal, mas conquistou o público britânico, permanecendo nas paradas por 9 semanas e chegando a alcançar o 22º lugar. Nenhum outro single do grupo, com exceção de “Wordy Happinghood”, alcançou tão excelente posição.

Mas não parou por aí. Além das paradas principais o single entrou na lista das mais tocadas em diversos países, por semanas. Entre os mais significativos estão Nova Zelândia e Bélgica (3º), Áustria (6º) e Holanda (9º);
.
Gravado em 7” e 12” a primeira conta com “Under the Boardwalk no lado A e “On, On, On, On...” no lado B. Já a 12” conta com uma versão longa de “Under the boardwalk” no lado A, e no lado B a mesma “On, On, On, On...” e “Lorelei”. Ambas são muito boas e seguem a mesma linha.

A escolha de regravar uma música como essa foi realmente acertada, pois não poderia combinar melhor com a dupla! A melodia tem a cara de Tom Tom Club e a letra é suave e inocente, até mesmo divertida.

Além de fundar Talking Heads (juntamente com David Byrne), Tina Weymouth e Chris Frantz foram um dos primeiros a misturar new wave e synthpop com reggae. E foi dessa mistura inusitada que nasceu Tom Tom Club! Se o talento de ambos já era notável quando faziam parte de Talking Heads, esse projeto veio apenas para deixar bem claro o inegável dom para a arte da música!

Natascha Coelho