Pocket Calculator
U2 - Sunday Bloody Sunday

 

"Sunday Bloody Sunday" é uma música lançada pelos irlandeses do U2, que faz parte do terceiro disco da banda chamado "War". É a música que abre esse disco clássico que foi lançado no ano de 1983. Ela foi lançada como terceiro single do disco em 21 de março de 1983 na Holanda e na Alemanha. O que torna "Sunday Bloody Sunday" tão inconfundível são as suas batidas incríveis que parecem uma marcha de exército (aqui,o batera Larry Mullen Jr. dá um verdadeiro show), aliada a voz espetacular de Bono, a guitarra melódica de The Edge e o baixo de Adam Clayton que aparece com destaque.

FICHA

"U2 - Sunday Bloody Sunday"
Data de Lançamento:
1983
Estilo: Rock, Pop/Rock

Lado A
01. Sunday Bloody Sunday - 4:38

Lado B
01. Two Hearts Beat As One - 5:40
02. Dancing In The Street (Edit) - 4:30

Produtor: Steve Lillywhite
Remix: François Kevorkian
Gravadora - Island Records

A música também conta com a participação do músico Steve Wickham que toca violino elétrico. É uma das músicas mais notáveis da carreira da banda, por conta do seu conteúdo político que descreve o terror sentido por uma pessoa, dos muitos problemas enfrentados pela Irlanda do Norte.

O foco principal de "Sunday", é o domingo sangrento, onde tropas britânicas atiraram e mataram padres e manifestantes civis católicos que estavam desarmados, espectadores e crianças. Mas ao mesmo tempo, a música demonstra rejeição ao ódio e a vingança como resposta, como pode ser notado na frase "There´s many lost, but tell me who has won" ("Houve muitas perdas, mas me diga quem venceu"). Esse grande clássico do U2, junto com "New Year´s Day", ajudou a banda a alcançar um público cada vez mais amplo. A música também acabou sendo muito bem recebida pela crítica especializada, quando o disco foi lançado.

"Sunday Bloody Sunday" foi lançada como single no formato "7 na Holanda e Alemanha, contando com a música "Endless Deep" no Lado B. No Japão, "Sunday" também foi lançada como single no formato "7 e com a música "Red Light no Lado B. Em outros países como Austrália e Brasil, "Sunday Bloody Sunday" foi lançado como single no formato "12 e contendo no lado B remixes das músicas "Two Hearts Beat As One" e "New Year´s Day feito por François Kevorkian, (esses remixes receberam o nome de U.S. remix). Tanto nos formatos "7 quanto no formato "12, as versões de "Sunday" são exatamente iguais a versão original da música que entrou no disco "War".

Desde o seu lançamento, "Sunday" continua sendo um marco nas apresentações ao vivo da banda, presente em quase todos os shows que eles já fizeram. O videoclipe de "Sunday", contém a sua versão mais antológica com a apresentação da banda em Red Rocks com Bono fazendo a seguinte introdução: "This is not a rebel song, this is Sunday Bloody Sunday"! Essa é citada como uma das melhores performances ao vivo da história da banda. A música também já foi apresentada em uma versão solo do guitarrista The Edge durante a Pop Mart Tour.

Nas performances de "Sunday" no ano de 2001 na Elevation Tour, Bono geralmente incluía partes da música "Get Up, Stand Up" do cantor Bob Marley. Em 2006, na turnê Vertigo "Sunday" formava uma trinca de sons políticos juntamente com "Bullet the Blue Sky" e "Love and Peace or Else", como podemos conferir de perto nos shows que a banda realizou no estádio do Morumbi. "Sunday Bloody Sunday" já recebeu alguns covers como da banda punk Ignite e da banda de hip hop The Roots. Na época do lançamento, "Sunday" atingiu a posição de número 7 na US Billboard Top Tracks e também ficou bem posicionada em países como Bélgica e Holanda.

Os críticos já elegeram a música como uma das melhores canções de protesto da história e ela ficou na posição de número 272 na lista da Rolling Stone com as 500 melhores canções de todos os tempos! E não perca neste sábado no Projeto Autobahn, um super especial com o melhor do rock da década de 80 e com certeza você poderá curtir "Sunday Bloody Sunday" e outros grandes clássicos dos irlandeses!

Neste sábado tem Festa ANOS 80 com 10 horas de muita festa na pista mais concorrida de São Paulo! Dia de curtir todos esses clássicos que fizeram a história dos anos 80! Nos vemos lá!


Ronaldo Martins Lima