Pocket Calculator
Van Halen - Jump!

 

Jump é uma música composta pela banda Van Halen lançada como o single principal do disco "1984" em dezembro de 1983.

FICHA

"Van Halen - Jump!"
Data de Lançamento:
1983
Estilo: Hard Rock

Lado A
01. Jump - 4:02

Lado B
01. Runnin' With The Devil - 3:34
02. House Of Pain - 3:17

Produtor: Ted Templeman
Gravadora - Warner Bros

A música acabou se tornando o single mais bem sucedido de toda a carreira da banda, alcançando a posição de número um na Us Billboard Hot 100. Jump traz uma sonoridade um tanto quanto diferenciada, principalmente em relação as músicas dos primeiros discos da banda. A marca registrada de Jump obviamente é a sua linha de teclado e mesmo quem não é tão fã de rock ou mesmo do Van Halen consegue reconhecê-la apenas nos seus primeiros toques. Mesmo assim Jump também possui um solo de guitarra maravilhoso, afinal Eddie Van Halen é um dos maiores nomes do instrumento de todos os tempos! David Lee Roth dedicou a música à Benny Urquidez, seu professor de artes marciais.

A linha de sintetizador foi composta por Eddie Van Halen por volta de 1981, mas foi descartada pelos outros membros da banda.

Em 1983, o produtor Ted Templeman perguntou a David, se ele poderia escutar aquela ideia inacabada. David saiu com o seu roadie Larry Hostler e escutou a música diversas vezes. Para criar uma letra para ela, Roth se lembrou de ter visto um noticiário de televisão na noite anterior sobre um homem que estava ameaçando cometer suicídio pulando de um prédio muito alto. David pensou que um dos espectadores de tal cena provavelmente gritaria "vá em frente e pule". Ele rejeitou essa sugestão de Hostler, que concordou que seria bom. Em vez de ser um suicídio ameaçado, as palavras foram escritas como um convite ao amor. Roth depois disse à revista Musician que Hostler foi "provavelmente o maior responsável pela forma como ela saiu".

Ted Templeman lembra que Jump foi gravada no estúdio de Eddie Van Halen. O engenheiro Donn Landee e Ed finalizaram a música no meio da noite. David escreveu a letra a tarde no banco traseiro do seu Mercury conversível. Os vocais também foram finalizados a tarde e a mixagem foi feita a noite. As performances ao vivo de Jump vinham depois do solo de sintetizador de Eddie chamado "1984" e durante a turnê de reunião com David, as duas músicas eram executadas durante o bis. Segundo o músico Daryl Hall da dupla Hall & Oates, "Eddie me disse uma vez que copiou a parte do sintetizador da musica "Kiss On My List" e usou em Jump. E eu não vi nenhum problema nisso". O single de Jump contou com a música "House of Pain" no seu lado B. A música também obteve posições altas em diversos países como Austrália, Áustria, Canadá, França, Alemanha, Irlanda, Itália e Inglaterra.

Jump recebeu um cover da banda Aztec Camera no lado B do single da música "All I Need is Everything". Jump figurou na posição de número 15 na lista do canal VH1 com as 100 melhores músicas dos anos 80 e ainda entrou para a lista do Rock and Roll Hall of Fame como uma das 500 grandes canções do Rock. Infelizmente quando a banda veio ao Brasil em 1983 (a única passagem deles por nossas terras), Jump ainda não havia sido lançada. Mas mesmo assim foram nove shows completamente lotados e com ingressos super disputados, afinal naquela época era incomum o Brasil receber grandes shows. Em 2006, o vocalista David Lee Roth esteve no Brasil com sua banda solo no festival Live ´N Louder e desta vez tivemos a oportunidade de conferir Jump, além de todos os outros grandes hits do Van Halen (mas obviamente não chega nem perto da magia do Van Halen). Quem sabe um dia, o sonho de ver o Van Halen por aqui novamente se realize.... Até lá vamos conferir Jump no especial Rock 80´s do Projeto Autobahn, a pista que mais animada de São Paulo, uma viagem no tempo de volta aos melhores anos do rock!


Ronaldo Martins Lima