Pocket Calculator
Video - Somebody

 

Lançado em 1983, "Somebody" é o1º de apenas 3 singles lançados por Vídeo. Composto pelos italianos Marius Percali e Raff Todesco, foi criado apenas como um projeto curto de experimento. Prática bem comum entre DJs de Ítalo Disco, EBM (Electronic Body Music), New Beat e Flash House.

FICHA

"Video - Somebody"
Data de Lançamento:
1983
Estilo: Italo Disco

Lado A
01. Somebody - 6:20

Lado B
01. Somebody (Instr. Version) - 6:10

Produtor - Giorgio Lollato

Gravadora - Fly Music / ZYX Records

Não entrou nas paradas de sucessos, mas isso não quer dizer muita coisa. Afinal, figurar nas paradas nem sempre é sinal de excelência e qualidade.

A sonoridade é perfeitamente envolvente, e os teclados são muito parecidos com os teclados de Vince Clarke, principalmente na fase Yazoo. Quando a música começa parece que estamos ouvindo uma das faixas de Upstairs at Eric's ou de You and Me Both.

Também é possível identificar em algum instrumento, em alguma nota, um traço de Gary Numan. Qualquer música que nos remeta a Yazoo ou Numan só pode ser maravilhosa!

Para os vocais recrutaram George Aaron, nome artístico de Giorgio Aldighieri que nasceu em Veneza e estava apenas com 20 anos na gravação do single Somebody! Logo após a boa recepção desse single na pistas italianas e alemãs dos anos 80, iniciou uma bem sucedida carreira, se tornando um dos ícones do Italo Disco de meados da década de 80, chegando a atingir a fabulosa marca de 10 milhões de discos vendidos em todo o mundo.

O lado B traz uma versão instrumental maravilhosa, cada detalhe dos sintetizadores Kraftwerkianos é enfatizado e ouvido com mais atenção, o que torna a música um clássico underground indispensável para os fãs dos anos 80! E é muito raro, se você encontrar em suas garimpadas por aí, compre na hora, pra se ter uma idéia há 18 anos atrás era vendido por 150 reais na galeria (na época um single importado não saía por mais de 25 a 30 reais).

Essa é mais uma daquelas jóias que só quem viveu os anos 80 (ou conviveu com quem viveu, rs) conhece. Por isso existe o Autobahn para compartilhar com aqueles que não tiveram o privilégio de curtir uma das melhores eras musicais da história!

Sábado é dia de dançar esse e outros clássicos obscuros e alternativos dos anos 80 que a gente só ouve na pista Autobahn!

 

Natascha Coelho