The Sisters Of Mercy - History


Nesta página é descrita a história do TSOM, de 1980 até hoje.

- 1ª FASE (1980 - 1985)

O The Sisters Of Mercy é formado em Leeds, Inglaterra, em 1980, por Andrew Eldritch (bateria) e Gary Marx (vocal e guitarra). O selo "Merciful Release" é criado. O primeiro single ("The Damage Done") é lançado com tiragem de mil cópias, mas poucas são vendidas.

Em 1981 a banda tem seu novo começo. Eldritch em seu próprio julgamento se considera um péssimo baterista, então ele resolve passar para o vocal, com Gary Marx assumindo de vez a guitarra, Craig Adams sendo recrutado para o baixo e Doktor Avalanche, a lendária bateria eletrônica, substitui Eldritch e suas baquetas. A primeira apresentação ao vivo do TSOM acontece em fevereiro de 1981.

Em 1982 é lançado o segundo single do TSOM ("Body Electric"). Esse single ganhou o prêmio de "single da semana", da  "Melody Maker". Passaram-se 3 anos até que um single do TSOM não conseguiu ser o single da semana dessa publicação.

Já no ano de 1983, o TSOM lança vários singles, com músicas que viriam a ser verdadeiros clássicos como "Temple Of Love", "Alice" e a sempre aclamada cover de "Gimme Shelter", dos Rolling Stones.

Em 1984, Wayne Hussey junta-se ao grupo. A quantidade de fãs do TSOM continua crescendo em toda a Europa, e o grupo assina contrato com a Warner Music.

No ano de 1985, o TSOM lança seu primeiro álbum: "First And Last And Always", e para comemorar esse lançamento, o grupo faz o show de encerramento da turnê "Tune In, Turn On, Burn Out" no Royal Albert Hall, em Londres (sem Gary Marx, que já tinha deixado o SoM). Esse show foi o primeiro ápice da carreira do TSOM, e a única apresentação ao vivo do grupo gravada oficialmente até hoje. Ao final do show, Eldritch, ao contrário do seu usual "Goodnight", disse "Goodbye". O TSOM só voltaria a tocar ao vivo em 1990.


Andrew Eldritch, Wayne Hussey e Graig Adams (da Esq. para a Dir.): Os integrantes do The Sisters Of Mercy em 1985.


- 2ª FASE (1986 - 1989)

No começo de 1986, Wayne Hussey e Graig Adams deixam o TSOM para formar o The Mission. Mas antes do The Mission existir, Hussey entra em uma disputa com Eldritch, por causa do nome "The Sisterhood", que Hussey começou a usar em sua nova banda. Perdendo a disputa, Hussey teve que abandonar o nome "The Sisterhood", e adotou "The Mission" para seu novo grupo. Como consequência dessa disputa, Eldritch lança seu primeiro trabalho paralelo, um grupo batizado "The Sisterhood".

Já em 1987, Eldritch muda-se para a Alemanha, e depois de um tempo desaparecido da cena musical, lança o primeiro single da nova fase do TSOM: "This Corrosion". Esse single entra direto no "Top 10", na Inglaterra, e atinge o primeiro lugar na parada alternativa Americana. Patricia Morrison é a nova baixista do grupo. Em novembro de 1987, é lançado o segundo álbum do TSOM: "Floodland", que é aclamado mundialmente por público e crítica.


Patricia Morrison e Andrew Eldritch nas locações do video de "Dominion"

Em 1988 dois singles são lançados, e o álbum "Floodland" alcança o disco de ouro, vendendo mais de 200.000 cópias nos Estados Unidos.

1989: É lançada a primeira coletânea de video-clips do TSOM, chamada "Shot".


- 3ª FASE (1990 - 1992)

Andreas Bruhn junta-se ao grupo, e Andrew Eldritch escreve as músicas para o próximo álbum. Tony James substitui Patricia Morrison, que acabara de deixar o grupo, e com a vinda de Tim Bricheno, o TSOM está novamente formado e um novo álbum é lançado: "Vision Thing". Ainda em 1990, o TSOM começa a sair em turnê novamente, passando inclusive pelo Brasil, com apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.


Show do The Sisters Of Mercy em São Paulo (outubro de 1990)

No início de 1991, o grupo faz uma bem sucedida turnê pela américa do norte, começando com um show em Ontário (Canadá), em que os ingressos se esgotaram em apenas 2 horas. Shows com os ingressos totalmente vendidos em Waterloo, Toronto, Montreal, Boston, Detroit, New York, Chicago e duas noites no Warfield Theatre, em São Francisco. Tony James sai do TSOM.

Já em 1992, o TSOM relança um velho clássico, em uma nova versão: "Temple Of Love 1992" , com novos vocais de Eldritch, backing vocals da cantora Ofra Haza, e guitarras de Bruhn e Bricheno. Essa versão tem um sucesso imediato, e chega ao 3º lugar da parada Inglesa. Em Agosto, é lançada a coletânea "Some Girls Wander By Mistake". Andreas Bruhn e Tim Bricheno deixam o grupo, para se dedicarem a seus projetos solos.


- 4ª FASE (1993 - 1999)

Adam Pearson (guitarra) entra no grupo. O TSOM lança outra coletânea: "A Slight Case Of Overbombing - Greatest hits volume one". Também é lançado o vídeo "Shot Rev. 2.0", coletânea com todos os video-clips do TSOM lançados depois do álbum "First And Last And Always". O ano termina com uma turnê pela Alemanha com o Ramones, e mais três shows na Inglaterra.

Em 1994 e 1995, o tempo de Eldritch foi gasto com brigas com a gravadora (no caso a East-West, uma divisão da Warner). Eldritch afirma que, enquanto essa questão com a gravadora não for resolvida, ele não faz mais nenhum álbum novo com o TSOM. Ele também começa a fazer alguns remixes de músicas industriais.

Já em 1996, Chris Sheeram entra como guitarrista no grupo. É chamado Ravey Davey, para trabalhar como "nurse to the Doktor" ( programador de Doktor Avalanche e teclados nos shows), e o TSOM reaparece ao vivo em alguns festivais do verão europeu.

Depois de mais uma troca de guitarrista (sai Chris Sheeram, entra Michael Varjak), em 1997 o TSOM fez uma pequena turnê ("Distance Over Time") com apresentações, entre outras, na Grécia, EUA e Inglaterra. No show na Grécia, Eldritch cantou duas músicas novas: "War On Drugs" e "Summer". É lançado um "projeto paralelo" de Eldritch (o "SSV") através de um acordo com a East-West, e finalmente a questão pendente com a gravadora é resolvida.


Andrew Eldritch no show do The Sisters Of Mercy no Brixton Academy (Londres - 09/06/1997)

Em 1998 mais shows aconteceram em duas turnês: "Event Horizon" e "Summer". Mais faixas novas são acrescentadas ao set-lists dos shows.

No ano passado, a turnê "To The Planet Edge" levou shows do TSOM a Portugal, Estados Unidos, Canadá e México. A formação atual do The Sisters Of Mercy é a seguinte: Andrew Eldritch (vocal); Doktor Avalanche (bateria/baixo/efeitos); Adam Pearson (guitarra/baixo); Michael Varjak (guitarra).

Fábio Sisters


voltar