Media  |
Fale  |

The Mix - Remixers dos anos 80
Shep Pettibone

 

Estréia da nova seção Remixers dos anos 80! Estava mais do que na hora de uma página no Brasil falar dos caras que fizeram a história. Um site em português. E claro tinha que ser o Autobahn, pioneirismo como foco eterno, uma vez que toda sua inspiração é baseada em um disco do Kraftwerk, pioneiro, inovador que mudou a história da música.

Sim vamos falar dos remixers contratados pelas bandas para remixarem suas músicas em versões 12". Não, não estamos falando dos DJs que pegam as músicas dos outros e mudam a base, fazem outra música se aproveitando da música dos outros. Falaremos dos DJs contratados pelas próprias bandas para fazerem as versões 12" e algumas dessas bandas só ficaram famosas quando os remixers colocaram as mãos mágicas nas suas músicas e fizeram a versão "pista" a versão extended, club mix, dance mix e por aí vai.

Com a chegada da eletrônica dentro do mundo da música através do Kraftwerk (e aqui vai minha prece pessoal de agradecimento à “Nossa Senhora de Kling Klang”, “padroeira” de Düsseldorf), (risos), muitos artistas, técnicos, entre outros aproveitam-se desde então POSITIVAMENTE de todo recurso que ela trouxe.

E é para falar de uma outra categoria destes “remixers do bem” que o Projeto Autobahn criou esta seção: os DJ’s.

Os DJ´s ficaram famosos por criarem versões especiais das músicas de suas preferências pessoais.

Acontece que em todos os segmentos da vida existem aqueles que se destacam pelo toque especial que colocam no seu trabalho, e acabam por chamar a atenção de muita gente, criando versões dos hits que bombam nas pistas de todo o mundo.

No mundo da música não poderia ser diferente. Muitos DJ’s ficaram famosos em todo o mundo pela qualidade superior de seu trabalho que acabaram sendo sendo contatados diretamente por muitas bandas para produzirem versões especiais, PRINCIPALMENTE OS INIGUALÁVEIS REMIXES 12”.

Inauguramos hoje esta seção para falar sobre SHEP PETTIBONE: um dos maiores e melhores DJ´s de todos os tempos influenciadores de uma nova leva de profissionais do ramo.

Shep Pettibone é produtor musical, mixador e remixador cujo trabalho nos anos 80 e início dos anos 90 teve um impacto duradouro sobre a música.

Ele chamou muito a atenção pela primeira vez com o seu trabalho com Arthur Baker em Afrika Bambaataa & The Jazzy 5 do "Jazzy Sensation". Ele também trabalhou como um mixador doméstico para a Prelude Records, e seu trabalho pode ser ouvido em clássicos como Loleatta Holloway de "Love Sensation". O mesmo tempo em que sua carreira de gravações foi tomando forma, ele também estava produzindo 'mastermixes' inovadores para a KISS FM de New York. Estes tornaram-se tão popular que a Prelude Records até lançou alguns deles comercialmente.

Shep Pettibone também foi inovador na sua maneira de remixar as músicas. Ele desmembraria uma faixa em seus componentes, e em seguida combinaria esses componentes em mais faixas mais longas, ainda melhores para se tocar nas pistas.

E não demorou para seu trabalho de remixagem começar a ter uma demanda. Ele trabalhou em remixes para muitos grupos e cantores que fazem sucesso até hoje, tais como Depeche Mode, Pet Shop Boys, New Order, Janet Jackson, Cathy Dennis, Madonna e Erasure, ajudando-os a atingir o sucesso nas casas e nas paradas.

Shep deixou a indústria da música em meados dos anos 90, e agora está operando o Empress Hotel em Asbury Park, New Jersey.

VOLTA, SHEP, VOLTA !!!

Debbie Harry (Blondie) - Heart of Glass
Heart of Glass é um dos sucessos de Blondie que ainda toca, E MUITO, nas pistas.
Foi escrita por Debbie Harry e Chris Stein, lançada como single em 1979. Ela ainda apareceria em “Parallel Lines”, o terceiro álbum studio lançado pela Chrysalis Records em setembro de 1978.

O remix criado por Shep Pettibone está na compilação de 13 faixas “Once More Into The Bleach”, de 1988.

Minha impressão pessoal é de que o remix começa com um “quê” de Madonna (Vogue vem à mente logo de cara), “uma pitada” de New Order (seu próprio remix de True Faith)...

Resumindo, ISTO É SHEP PETTIBONE: um Ratatouille de incríveis músicas, resultando em novas obras-primas!!!

Bem, “colocarei à prova” minha imparcialidade para falar MA-IS-UMA-VEZ do Depeche Mode

Este é o vigésimo single do Depeche no Reino Unido, lançado em 28 de Dezembro de 1987, e o terceiro single do álbum “Music for the Masses”, chegando à posição #21 nas paradas britânicas, e alcançou a posição #6 na Alemanha, afinal, O BERÇO DO KRAFT NÃO PODERIA “NÃO CURTIR” DEPECHE...

O destaque do remix criado pelo Shep nem é pela extensão, pouco maior que a versão original, mas pelo destaque que ele dá para o arranjo desde o início da música, e depois para os vocais do nosso Dave Gahan. Uma música que confirma o que Shep tem de melhor: consegue separar os componentes da faixa, e colocar a criatividade do seu trabalho, mantendo o ritmo original e extremamente dançante e empolgante.

Considerado por boa parte da mídia (eletrônica e impressa) como um dos maiores e melhores remixes de todos os tempos, com o que eu concordo PLE-NA-MEN-TE !!! E espero que você também...

Este é um daqueles casos em que o remix é um como um Pokémon evoluído em comparação com o original.
O original é impecável, uma representação perfeita da dança britânica New Wave dos anos 80. Ele honestamente não precisa de um remix. Mas quando você entrega um disco para Shep Pettibone, um dos melhores remixers de todos os tempos, você sabe que está para receber algo de especial em troca.

Mais uma vez, nem todos os remixes levam o disco a uma direção diferente.

O que Shep fez foi tornar a batida mais equilibrada para a pista, variar a parte dos graves, e mostrar alguns dos elementos que não conseguiram um holofote antes. E ele embalou tudo isso muito bem, de uma forma INSUPERÁVEL, INCOPIÁVEL (igual ao PROJETO AUTOBAHN, diga-se de passagem, “SÓ PARA AVISAR”).

Basicamente, é o original “tunado”.

Eu posso tocar isso em uma setlist hoje e ele via funcionar sempre.

Usarei aqui uma parte traduzida da letra da própria música: “...Eu costumava pensar que o dia nunca chegaria...”, mas SIM, ele chegou!!!

Este remix de True Faith criado por Shep estende a introdução da música como um aquecimento ou um “acumulador” da nossa própria energia para depois ele efetivamente soltar a música e provocar em nós (em mim provoca) aquela explosão, aquela liberação de energia e de felicidade para dançar e cantar a letra desse hino dos anos 80 !

New Order, eu amo vocês !

Shep, obrigado por você existir !

Sem mais...

A dupla britânica Neil Tennant e Chris Lowe também lançou mão do talento de Shep para criar a versão remix para West End Girls, como também outros sucessos deles, como Love Comes Quickly.

Eu, você ou qualquer um pode procurar em qualquer lugar da web, mas esse remix é simplesmente o MELHOR !

Lá pelo minuto 5 vem a parte que acho mais interessante, que nos remete à “dança do passinho” que ainda nossos amigos repetem aos sábados no Projeto Autobahn, misturados a partes do refrão da música.

Se tem um DJ que contribuiu para a consolidação de Madonna como a Rainha do Pop, esse foi o Shep Pettibone. E eu explico...

A princípio, Madonna convidou o Shep apenas para remixar, mas por fim acabou virando o produtor do disco EROTICA, sem dizer que muitas das versões mais famosas das músicas da Diva são versões produzidas por ele.

Oficialmente, o primeiro remix criado foi o The Color Mix para TRUE BLUE, porém quando remixou o arranjo de INTO THE GROOVE na WHO´S THAT GIRL TOUR, para que Madonna pudesse executar a música ao vivo numa perfromance mais longa, Madonna passou a olhar para o Shep com outros olhos.

E de lá pra diante, veio um hit após o outro. Como falei no início, o Shep é considerado o responsável pela "verdadeira remixagem", porque nos anos 80, os remixes eram “apenas” (sem desmerecer o trabalho de todos os outros DJ’s), versões extendidas e dubs das versões originais, e que não mudavam muito a versão que vinha no vinil.

Somente quando Shep remixou LIKE A PRAYER é que transformou os arranjos das músicas de Madonna, arriscando-se ao colocá-las muitas vezes em ritmos muito diferentes do original.
Para se ter uma idéia melhor, ouça o disco IMMACULATE COLLECTION onde Shep re-remixou TODAS as faixas, pra deixá-las mais atuais.

Estes são alguns dos hits remixados por Shep e que você vai encontrar nessa coletânea:
INTO THE GROOVE (Shep´s Unrealeased Mix)
TRUE BLUE ( The Color Mix)
CAUSING A COMMOTION ( Silver Screen Single Mix)
LIKE A PRAYER ( Shep´s Promo Mix)
EXPRESS YOURSELF ( Shep´s ´spressin´ himself Radio Edit)
KEEP IT TOGETHER (Shep´s Single Mix)
VOGUE (12" Mix)
JUSTIFY MY LOVE (Q Sound Remix)
THIS USED TO BE MY PLAYGROUND (Shep´s Radio Edit)
EROTICA ( Madonna In My Jeep Mix)
DEEPER AND DEEPER (Shep´s Makeover Edit)
BAD GIRL (Extended Remix)
FEVER (Shep´s Remedy Dub)
RAIN (Single Remix Edit)

Marcel Zampieri