Coletâneas
Danceteria New Wave - Antenna 1

Lado A

Lado B

O ano era 1984 e a rádio Antena 1 lançava no mercado fonográfico a coletânea Danceteria New Wave, uma das primeiras coletâneas a surgirem retratando o movimento que explodia pelo mundo, principalmente no velho continente, sendo mais específico na Inglaterra. Na verdade o termo New Wave trazia em seu conteúdo estilos distintos como o New Romantic, e o Technopop, que surgiram em 1979 e ganharam força no começo dos anos 80. Podemos acrescentar ainda o chamado Pop Rock, encabeçado pela banda B-52`S, com letras descontraídas e um visual bem colorido, que caracteriza o movimento New Wave. A rádio Antena 1 era uma das pioneiras no lançamento de novidades, e tinha em sua grade programas como Contatos Imediatos, líder de audiência nas noites de sábado. Na direção da rádio Arnaldo Sacomani, produtor musical nos anos 70, e hoje um dos jurados do programa Astros do SBT. O pioneirismo da rádio fica evidente com lançamento desta coletânea que trazia bandas nunca ouvidas por aqui, mas que faziam relativo sucesso ou estavam despontando no cenário internacional. Vamos então mergulhar no som desta coletânea lançada em 1984 pela Rádio Antena 1.


Lado A:

IT`S MY LIFE – TALK TALK
Começamos bem com a primeira faixa do Lado A, esta música é com certeza a mais conhecida desta coletânea, e quando rola na pista do Autobahn é cantada em coro pelos frequentadores, aqui em uma versão Extend tornando a viagem musical ainda melhor. A banda foi formada por Mark Hollis que em 1977 largou o curso de Psicologia infantil pra se dedicar a música. Vale ressaltar que aqui mesmo no site do Autobahn você encontra mais detalhes sobre a carreira da banda.

RIGHT NOW – MISSING PERSONS
A banda Missing Persons acabou não fazendo sucesso por aqui, formada por Terry Bozzio com sua esposa Dale Consalvi nos vocais e que era ex- coelhinha da Playboy. A banda contava ainda com o ex-guitarrista do Zappa Warren Cuccurollo, o baixista Patrick O`Hearn e o tecladista Chuck Wild. O primeiro álbum da banda foi lançado em 1982 com o nome de Spring Session e faturou Disco de Ouro. Nesta música Right Now o destaque fica para a linha marcante de baixo, influencia do trio The Police no som da banda.

SUNGLASSES AT NIGHT – COREY HART
Cantor pouco conhecido dos brasileiros, mas que fez relativo sucesso nos Estados Unidos. Corey Mitchell Heart, nascido em 31 de maio de 1962 em Montreal Quebec, começou cedo no mundo da musica cantando com nomes de peso como Tom Jones e Paul Anka, isso aos 13 anos de idade. Aos 19 anos gravou com Eric Clapton e Billy Joel, um ano depois aos 20 anos assinou o seu primeiro contrato com uma grande gravadora. Com uma levada Pop Rock “Sunglasses At Night” nos lembra as famosas trilhas de comercial do cigarro Hollywood, solos de guitarra marcantes por toda a música e um teclado de fundo muito parecido com Sweet Dreams do Eurytmics. A música faz parte do primeiro álbum do cantor intitulado First Offense.

WHERE DO WE GO FROM HERE – THE MOTELS
Música tirada do quinto álbum da banda chamado “Little Robbers” de 1983. Este som não emplacou por aqui, na verdade a música mais conhecida da banda e que tocou muito nas rádios na época foi a baladinha Only the Lonely. Vale como curiosidade.

CALL ME UP – GANG OF 4
Fechando o lado A desta coletânea a banda de Leeds Inglaterra, que tinha em sua formação o cantor Jon King, o guitarrista Andy Gill, o baixista Dave Allen e o baterista Hugo Burnham. A banda era chamada pela mídia especializada de uma banda pós Punk, e que nesta música acrescenta elementos do New Romantic, lembrando em determinados momentos bem de leve o som do Duran Duran. A música faz parte do álbum “Songs of the Free” de 1982.

 


Contra capa
 
FICHA

 

"Danceteria New Wave "
Data de Lançamento: 1984
10 faixas, 35 minutos, aprox.

Faixa a Faixa:
01. Talk Talk - It's My Life (6:14)
02. Missing Persons - Right Now (3:28)
03. Corey Hart - Sunglasses at Night (3:54)
04. The Motels - Where Do We Go From Here (3:33)
05. Gang of 4 - Call Me Up (3:34)
06. Duran Duran - The Reflex (4:20)
07. The Vapors - Turning Japanese (3:40)
08. Re-Flex - Hit Line (3:37)
09. Classix Noveaux - Guilty (4:40)
10. Thomas Dobly - Europa And The Pirate Twins (3:18)

Seleção de Repertório: Antonio Duncan
Capa: Tuninho de Paula
Coordenação Gráfica: Gustavo Caio
Gravadora: EMI

Lado B:

THE REFLEX – DURAN DURAN
Começamos o lado B desta coletânea com um super hit dos anos 80. O Duran Duran foi sem sombra de dúvidas a banda mais popular do segmento New Romantic. The Reflex é mais um sucesso entre tantos hits emplacados pela banda. A música foi lançada em 1983 e conta com as produções de Alex Sadkin em parceria com Ian Little e os integrantes do Duran Duran.

TURNING JAPANESE – THE VAPORS
Outra faixa pouco conhecida por aqui, os ingleses da banda The Vapors trazem em seu som um certo sarcasmo. Com o clip irreverente de Turning Japanese, a música chegou a ser bem executada na MTV e faz parte do álbum New Clear Days de 1980.

HITLINE – RE-FLEX
O Re-Flex foi uma banda britânica formada em 1981 com John Baher nos vocais e guitarra, Paul Fishman nos teclados e vocais, Nigel Ross Scott no baixo e Roland Kerridge na bateria. O primeiro single da banda “The Politics of Dancing”, foi lançado em 1982 e alcançou a 24 posição no Top 100 da Billboard no inicio de 1984. A música “The Politics of Dancing” se tornou o nome do álbum lançado pela banda da qual a canção Hitline esta incluída. Em 1984 a banda fez parte da trilha sonora do filme Breaki`n com a música Cult It. Infelizmente Hitline não emplacou, mas vale ouvir a música, com sons de teclados bem elaborados e um refrão divertido.

GUILTY - CLASSIX NOUVEAUX
O Classic Nouveaux foi uma das bandas percussoras do movimento New Romantic, com seu visual andrógeno e todos os elementos marcantes do estilo que surgia, isso em 1979. A banda emplacou vários hits, entre eles canções como Never Again, Tokyo, La Verite, Is it a Dream, Manito, Forever and Day, Never Never Comes e claro a própria Guilty, que rola de vez enquando na pista do Autobahn. Guilty é uma boa pedida nesta coletânea.

EUROPA AND THE PIRATE TWINS – THOMAS DOLBY
Thomas Morgan Robertson nasceu em 14 de outubro de 1958 na Inglaterra, o nome Dolby foi dado por amigos de escola tirado do Laboratório Dolby. Musico e produtor Thomas Dolby é mais conhecido pela música She Blinded Me With Science. No decorrer dos anos 80, fez aparições no Live Aid com a banda de David Bowie, no Grammy Awards de 1985, tocou com Stevie Wonder, Herbie Hanvock e Howard Jones. Thomas Dolby se apresentou também com a banda Depeche Mode no ano de 1988, em Los Angeles no estádio Rose Bowl. Em 1990 participou de um concerto produzido por Roger Waters em Berlin tocando Another Brick in the Wall com os vocais de Cyndi Lauper. Muitos teclados e sintetizadores na música “Europa And The Pirates Twins”, fechando esta coletânea. Se você não conhecia esta coletânea da Antena 1, vale a pena pesquisar e ouvir as músicas que ajudaram a escrever uma parte da história dos anos 80.

Valeu e grande abraço a todos!

 

Sandro Moraes