Media  |
Fale  |

Lembranças
Bailinhos


Provavelmente, a maioria de vocês teve a oportunidade de ir a um bailinho na década de 80. Na casa de amigos, primos ou até mesmo na própria casa para comemorar o aniversário. E quem foi não se esquece! Era costume fazer festinha em casa, todo mundo fazia.

Normalmente a garagem servia de pista e o que não podia faltar em nenhuma era a lona pra cobrir o portão, rs. Isso e, é claro, o strobo, afinal de contas uma festa não era uma festa de verdade sem o strobo para fazer o clima na pista! Toda turma de amigos tinha um que sonhava em ser DJ e que sempre era convocado para tomar conta do som nas festinhas (meu irmão era um desses, rs). Com a  pista montada, iluminação apropriada e DJ preparado a festa estava pronta! E era aí que começava a ficar bom, todos os amigos reunidos com o melhor da música dos anos 80! Tem coisa melhor do que estar com os amigos e ouvir música de verdade?

O pão com carne louca e o cachorro quente nunca faltavam no cardápio. O meu preferido sempre foi o cachorro quente. Não sei se vocês se lembram, mas em algumas festinhas tinha sanduiche colorido ou, no mínimo, pão de forma com patê de atum. O ápice era quando tinha torta de liquidificador (blergh), rsrs.


Capa do disco mais tocado nos bailinhos:
New Order - Substance

Sempre tinha em todas as festas o grupo que fazia passinhos na pista. Ficavam a festa inteira fazendo passos, e sempre sabiam todos de todas as músicas. Provavelmente ficavam treinando em casa. Eu nunca tive muita coordenação para isso, portanto não fazia parte deste grupo, rs.

O que não podia faltar na pista, é claro, era a sessão das lentas. E era aí que entrava a dança da vassoura! Era nessa hora que todo mundo aproveitava pra dançar com aquela pessoa que tanto queria, o que resultava em vários casais no fim da noite.

Na época do que se convencionou chamar de Flash House, os bailinhos se multiplicaram, e mesmo quando não tinha aniversário rolava bailinho que algum amigo estava dando, não havia um fim de semana sem bailinhos para ir, cada turma em cada local da cidade tinha um bailinho pra curtir. Nessa época, o disco mais tocado era o Substance do New Order, já que se se tocava praticamente uma ou duas músicas de cada disco, e esse do New Order tinha 6 músicas que tocavam em todas as pistas da cidade, obviamente não podia ficar de fora dos bailinhos, e até facilitava o trabalho de carregar os discos do DJ, 6 músicas da noite já estavam garantidas, por isso mesmo o álbum mais idolatrado dos anos 80!


Muitas vezes as festas tinham temas, como festa do farol; anos 50; baile de máscara e, a minha preferida, festa à fantasia! A maioria bem conhecida pelos frequentadores do Autobahn, rs.

Com passinhos, vassoura, farol ou à fantasia esses bailinhos eram sempre muito bons!! Era uma ótima oportunidade para encontrar os amigos, ouvir boa música, dançar e até arrumar um par! Como muitos, tive a oportunidade de ir a vários desses bailinhos, algo que não esqueço e que me dá uma saudade e uma sensação de nostalgia enormes! Portanto, ainda bem que temos o Projeto Autobahn pra relembrar né, rs.


Natascha Coelho