Lembranšas
Na casa da Minha Avó Tinha... - Parte II


Nada mais gostoso do que lembrar das visitas a casa da vó, então vamos para a segunda parte dessa matéria que enche nossos corações de alegria.

(relembre a primeira parte aqui)

PISO DE TACO DE MADEIRA - Era quase obrigatório nas casas das avós, e lembro que elas enceravam a mão o cômodo todo e depois passavam enceradeira para dar brilho. Parecia um espelho de tanto que brilhava e o cheirinho da cera durava a semana inteira.

COLCHA DE CROCHÊ - As camas eram perfeitamente arrumadas com o lençol esticadinho e a colcha de crochê, geralmente feita por elas mesmas, por cima pra enfeitar e geralmente eram cor de rosa ou amarela.

TAPETE DE TIRAS DE RETALHOS - Eles enfeitavam desde a sala até a cozinha, passando pelo banheiro é claro, eram multi-coloridos, feitos de vários retalhos de tecido e eram vendidos por vendedores ambulantes que batiam de porta em porta carregando os tapetes nos ombros.

BIBELÔS DE CERÂMICA, PORCELANA - Adornos clássicos na casa da vó, enfeitavam as estantes e os armários de cozinha e os mais famosos eram os de galo e os de cavalo, e claro, os pinguins de geladeira.


RELÓGIO DESPERTADOR A CORDA - Peça obrigatória nos criados-mudos eles eram quase sempre de metal e tinham um barulho ensurdecedor e sempre antes de dormir minha vó dava corda pro relógio não parar, isso já fazia parte da rotina.

RADINHO DE PILHA - Esse objeto era tão importante na cozinha como o fogão. Realmente não conheci nenhuma vó que não escutasse Zé Betio e Gil Gomes! O rádio, fosse ele a pilha ou não, era o maior companheiro delas durante as atividades domésticas, aliás, atividades que nunca tinham fim, pois raramente via minha vó parada.


TOALHINHAS DE TRICÔ E CROCHÊ - Era obrigatório ter uma dessas toalhinhas em cima de cada móvel da casa, inclusive como capa de liquidificador e de filtro, claro todos combinando.

SACOLA DE LONA - Companheira fiel das avós nas idas ao mercado e a feira, elas eram super resistentes e duravam quase a vida inteira e a maioria delas era verde.

LATA DECORADA PARA GUARDAR BOLACHA - Alem de manter as bolachas fresquinhas, era peça de decoração e ficava sempre em cima da geladeira ao lado do pinguim.

Até a próxima!!!

 

Ivana Fevereiro
,