Coisas de Meninas


Esta semana na seção lembranças falaremos de um tema que fez parte da infãncia de quem a viveu nos anos 80 que são as coisas de meninas que englobam desde lápis de cor a papéis de carta.

Como é bom saber mais sobre nossos amigos, uma das lembranças que eu fazia muito no colégio era do caderno de recordações (enquete), em um caderno você fazia um monte de perguntas como, por exemplo, qual sua musica preferida? Você está apaixonado(a)? O que você acha da dona do caderno? E passava entre os colegas para que eles pudessem responder.

Como era legal poder conhecê-los um pouco mais e se divertir com aquelas respostas meio "dãs" como, minha musica preferida é àquela que agrade meus ouvidos. Na época virou uma grande mania, uma pena que eu me desfiz dos meus. Mas na festa Autobahn, tem um, é só pedir para a menina da entrada e matar saudade dos bons tempos.

Outra lembrança bem agradável era dos estojos, tinham aqueles de plástico em formato retangular da Labra, que já vinham com os lugares de seus respectivos objetos, como as canetinhas e apontadores, borrachas, agora se caíssem quebrava.

Para os garotos, foi lançado o estojo de madeira Puma da Guarani.
Também lançado nessa época o estojo da Faber Castell, esse vinha completo com lápis, borracha, régua, apontador e canetinhas, aliás tinha uma propaganda inesquecível, com a música Aquarela do Toquinho.

Eu particularmente me recordo que tive o estojo automático, tinha varias repartições.
Virou uma febre, porque era bem moderno se comparado aos outros estojos.
Por falar em canetinhas, aquelas canetinhas Bay Color fizeram um grande sucesso o legal que já vinham em sua caixinha com diversas cores outra muita usada era as canetinhas Neo Pen Compactor essas eram escolares.





Não posso deixar de lembrar dos lápis que tinham varias pontas, eram bem diferentes porque conforme a ponta acabasse era só trocá-la por outra como se fosse uma lapiseira, mas com pontas separadas, mas se perdesse alguma ponta, ai o jeito era comprar outro.

Tinha também as canetinhas Ponta Porosa da Bic, as canetas de duas cores também eram muita usadas pela garotada e vinham nas cores azul e vermelha e logo depois foram lançadas à versão 04 cores incluindo as cores pretas e verdes todas da marca Bic.

Tinham também a caneta de dez cores, e com cheirinho, mas eu me lembro que ela era ruim de escrever porque pela quantidade de cores que tinha ela ficou um pouco mais volumosa do que as outras canetas.

Alguém se lembra da Aquaneta Turma da Mônica? Era é uma versão da Caneta Maluca da Gulliver. Era uma caneta que em seu corpo tinha um mini Aquaplay. Eu ficava horas brincando e tentando colocar os fantasmas dentro da casa e a lição…

E o Professor Corujinha, uma calculadora em que você dava as respostas, quando acertasse ganhava um parabéns, acompanhava um livro de atividades.

Na época também foi lançado os clipes de plástico que viraram uma verdadeira mania entra a garotada, onde tinham cadernos livros tinhamesses clipes, sempre nas cores fortes como o rosa-choque, verde-limão, amarelo, bem no clima do estilo da época do new wave.

Um outro objeto que fez parte dessas lembranças foi à famosa régua de tabuadas da Mônica, conforme você descia a régua para ver a tabuada ela já te dava as respostas, o problema era que as professoras não deixavam usá-las na sala de aula.

As agendas também continuam sendo até hoje indispensáveis, era muito legal escrever o dia a dia em forma de um diário ou colar fotos de ídolos, adesivos, recados de amigos, papéis de bala, embalagem de chocolate, palito de sorvete. Isso quando não escrevíamos em código...

Engraçado que nos anos 80 o papel de carta veio com tudo, aparentemente algo bobo, mas para quem colecionou sabe como era divertida, muitas de nossas amizades foram feitas através delas, mas não era apenas para escrever cartas aos amigos não, era mais usada para colecioná-las e trocá-las com as amigas, guardadas em pastas pretas e dentro dos plátiscos, tinha inúmeras variedades e às vezes até tínhamos mais que uma pasta, engraçado que hoje em dia com o e-mail, as crianças nem sabem o que é colecionar cartas.


Outra mania inesquecível era a famosa boneca de papel, vinham em revistas onde se recortavam as roupas de papelão e vestiam-se as bonecas, algo tão simples e tão divertido.

Uma invenção que chegou aqui por volta de 1985, eram os brincos de adesivos. Vinham em cartelas com lindos adesivos.

São muitas as lembranças e aos poucos vamos recordar-las.


Andrea Rosa


voltar

Favoritos Página Inicial - Recomendar - Cadastre-se para receber a newsletter e participar de sorteios
© Este site 1997-2009 by Projeto Autobahn
Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80