Lembranšas
O que tinha nos Supermercados dos anos 80 - Parte I

Os anos 80 ficarão marcados na memória dos que viveram a época como um período em que havia diversos supermercados, diferentemente de hoje onde grandes redes praticamente dominam este mercado. Redes famosas como Paes Mendonça, Barateiro, Pão de Açúcar, Jumbo Eletro, Supermercado casas da Banha, Eldorado, Sé Supermercados e outras praticamente não existem mais, ou devido a crises financeiras ou então devido a incorporação com outras redes maiores, como é o caso da rede Jumbo Eletro que desapareceu depois que o Grupo Pão de Açúcar decidiu criar o Hipermercado Extra.

Vamos relembrar aqui alguns produtos e fotos de supermercados que existiam na época:

Paes Mendonça: Famosa rede de supermercados nos anos 70 e 80, possuía muitas lojas espalhadas pelo Brasil. Foi adquirido pela empresa Novasoc Comercial.

Quem não se lembra das horas intermináveis em que ficávamos nas filas aguardando para trocar os vasilhames de refrigerantes?

Alguns dos produtos inesquecíveis vendidos nestes supermercados eram os chicletes Babbaloo, os chocolates PAN e o DipnLik. Uma outra rede famosa era o Jumbo Eletro, caracterizada pelas milhares de promoções existentes em seu dia a dia, levando assim milhares de pessoas às suas lojas.

Em 1993 o nome Jumbo Eletro saiu do mercado dando seu lugar à marca Extra, que se firmava como uma das maiores redes de supermercado.

É certo dizer que alguns produtos ainda existem nos corredores dos mercados atualmente, mas podemos citar alguns que antes eram mais em evidência:

Anil – A famosa pedrinha azul que era usada para lavar roupa.

ODD – Está aí um detergente que fez tanto sucesso que algumas pessoas ainda falam: “Acabou o ODD?”
Ajax – O famoso amoníaco.

Além dos refrigerantes já citados, a parte de bebidas também tinha Martni, Cynar e Campari como destaque, sem falar no falar no famoso St. Remmy.

Uma das partes que nós que tivemos a nossa infância nos anos 80 adorávamos, era não só a parte chocolates, podemos citar também:

- Danoninho - Simplesmente uma delícia até hoje!

Um leite achocolatado ou de morango que tinha em uma embalagem no formato de uma pirâmide. Aliás, acho que essa foi minha primeira visão de uma embalagem tipo TeTra Pak

- Doriana, sabemos que tem até hoje várias margarinas. Mas aquela época desenhávamos carinhas na margarina, igual ao comercial.

- Nucita, essa é no começo dos 80. Para quem não conhece, idêntica ao Nutella atual.

- Yoplait – Um tipo de iogurte que depois veio a febre do Dan’Up de copinho.

- Geléia de Mocotó Colombo. Essa era sensacional

Os chocolates eram um caso a parte que podemos ver com mais detalhes aqui mesmo no site Autobahn. http://www.autobahn.com.br/lembrancas/chocolate.html

Alguns produtos de higiêne também tiveram sua grande procura nos anos 80:

Papel Higiênico Primavera - Conhecido por lixa d´água entre outros nomes que é melhor nem citar por aqui. rsrs Esse papel higiênico era terrível, muito áspero e acredito que tenha causado trauma em muita gente. rsrs

Gillete Prestobarba - Era só quebrar ao meio e utilizar. Parece fácil ao ler né? Mas não era bem assim! rs

Desodorante Rastro, Spree de Limão, Avanço. Fizeram muito sucesso na época, posteriormente alguns não levaram boa fama como o desodorante Avanço. Ainda mais se fosse dentro de um ônibus da CMTC no fim de tarde. rsrs

- Cremogema -
Só a música já nos faz lembrar, foi muito vendido nos anos 80.

- Grosellha Vitaminada Milani - Iahúúú...Sempre foi uma delícia com água ou leite. Aliás, algo que eu e acredito que muitas pessoas nos anos 80 não tínhamos o costume de beber sempre refrigerante. Era é algo mais caro na época, hoje em dia parece ser mais acessível.

- Tang e K-Suco - Não poderia de deixar de citar estes produtos para beber também. Aquele "pózinho" rendia muitos copos!

- Amendocream - Ao estilo pasta de amendoim que víamos as pessoas comerem em vários filmes, fez um grande sucesso. Passar no pão de forma era muito bom, mas tinha que quer cuidado para não desmanchar todo o pão.

E por falar em coisas de passar no pão, um produto que virou sucesso até hoje é a Maionese Hellman's. No começo as pessoas passavam só no pão puro. Hoje é utilizado em quase todos os tipos de lanches. O seriado CHiP's tinha o patrocínio da Maionese Hellman's.

- Lanche Mirabel - O mais fomoso era o de chocolate, mas também tinha de creme e limão. Muito cobiçado também nas cantinas das escolas. Posteriormente surgiu o waffle "Recreio".

- Mandiopã - Esse virou quase que uma febre nacional de consumo nos anos 80.

São muitas coisas, mas gostaríamos de ressaltar:

Os sucos que vinham em formatos de plástico como revólver, jacaré, frutas, e muito mais.

As padarias...isso mesmo...foi nos anos 80 em que muitos supermercados começaram a implantar padarias dentro. Época ainda que se tinha leite em saquinho plástico.

Brinquedos, era muito comum até em mercados de bairro achar vários brinquedos para brilhar os nossos olhos.
Mas uma brincadeira que eu e o Reynaldo chegamos a conclusão que não tinha preço era: Sair correndo e dar impulso nos carrinhos de mercado, algo que fazemos até hoje! rsrs

Com certeza teremos bem mais coisas para citar na Parte II do texto, aguardem que em breve teremos mais recordações dos produtos que tinham nos supermecados dos anos 80.

Reynaldo Rivero e Vanderlei Schiavolin