Lembranças
Livros Infantis - Parte II - Coleção Vagalume


Vamos relembrar mais alguns clássicos da literatura infanto-juvenil da Editora Ática, com sua coleção Vaga-lume. Essa seleção de livros, que chegaram as prateleiras em 1972, seguindo com diversos lançamentos até os anos 2000, era voltada para o público infanto-juvenil e traziam histórias incríveis para todos os gostos, sejam aquelas aventuras leves e divertidas ou mesmo alguns dramas mais densos e realistas.

Com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr, para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos, a série rapidamente se popularizou, principalmente por sua utilização em escolas.

Cada livro era incrementado com suplementos de Trabalho anexados, que traziam atividades didáticas ligadas à obra, para trabalhar a interpretação de texto dos jovens leitores, um dos fatores determinantes para a boa aceitação no sistema educacional.
O último livro “O Mestre dos Games”, de Afonso Machado, foi publicado em 2008. Em 2015, entretanto, os 10 primeiros títulos foram relançados com novo projeto gráfico.
Já fizemos uma primeira matéria com alguns dos livros mais famosos da coleção Vagalume, confira aqui.

O Rapto do Garoto de Ouro (1982), Marcos Rey

Outra aventura escrita por Marcos Rey, “O Rapto do Garoto de Ouro” conta a história de um astro de rock que é sequestrado. A única pista do crime é uma agenda com nomes e endereços. Ao investigá-los, dois jovens detetives se envolvem com os mais bizarros moradores do bairro do Bixiga, na cidade de São Paulo.

Sozinha no Mundo (1984), Marcos Rey

Sozinha no mundo, Pimpa enfrenta uma realidade dura e difícil: a morte de sua mãe. Corajosa e sem saída, fugindo de uma assistente social, ela sai em busca de “tio” Leonel. Encontrá-lo é sua única chance. No fim da narrativa, Marcos Rey, hábil contador de histórias, surpreende como sempre seu leitor, depois de deixá-lo apreensivo e curioso com a conflitante situação de Pimpa durante toda a leitura.

O Mistério do Cinco Estrelas (1981), Marcos Rey

Um homem é assassinado em um hotel cinco estrelas. O único a ver o corpo é Leo, mensageiro do estabelecimento. No entanto, ninguém acredita em suas histórias. O garoto, então, decide enfrentar inimigos poderosos para desvendar o mistério. Enredado em uma trama de tirar o fôlego, ele vive momentos de muito suspense e é surpreendido por incontáveis acontecimentos.

O Feijão e o Sonho (1983), Orígenes Lessa

“O Feijão e o Sonho” é a história do poeta Carlos Lara e sua mulher Maria Rosa. Ele é um sonhador, disposto a todos os sacrifícios para viver de sua literatura, enquanto ela é uma mulher de pés no chão, às voltas com o trabalho da casa e criação dos filhos, e sempre a exigir dele mais empenho, mais feijão e menos sonho para garantir o sustento da família. O livro já ultrapassou a marca de cinquenta edições.

A Turma da Rua Quinze (1990), Marçal Aquino

No dia 20 de julho de 1969, três astronautas norte-americanos chegam à Lua. A data também marca a vida da turma da rua Quinze por outro motivo. É nesse dia que Marcão desaparece, e Pedro, André, Renato, Tigre e Serginho começam a investigar o mistério. Com a ajuda do cachorro Napoleão e de Alípio, um delegado aposentado, os meninos vivenciam uma história inesquecível em seus últimos dias de férias.

Neste sábado tem Festa especial de Lançamento do Livro da Cyndi Lauper no Brasil com sorteio exclusivo de vários livros em uma das festas mais esperadas do ano!

NOS VEMOS LÁ!!

Carolina Gomes e Marcos Carillo