Notorious
ABC - The Lexicon of Love


Verso do Vinyl

Lado A

O ABC é uma banda originária da cidade de Sheffield na Inglaterra, berço de nomes importantes do movimento new romantic como o Human League, Heaven 17 e Cabaret Voltaire.

O líder da banda Martin Fry inspirou-se nada mais, nada menos do que em David Bowie, o camaleão do rock e também em Bryan Ferry, líder do Roxy Music. Nada mal, pois são dois nomes de peso e que influenciaram muitas bandas na década de 80. Outra banda de forte influência sem dúvidas foi o Duran Duran que liderava o movimento new romantic.

Martin Fry era editor de um fanzine em Sheffield de nome Modern Drugs e através deste meio entrevistou uma banda com o nome de Vice Versa e logo perguntou se eles não estavam precisando de um vocalista. O guitarrista Mark White e o saxofonista Stephen Singleton gostaram do visual e do timbre de voz de Martin e assim começou a surgir o ABC (nome adotado por Martin).

Com visual a la Bryan Ferry a banda procurou por mais dois músicos e então encontraram o baixista Mark Lickley e o baterista David Palmer. Na primeira aparição ao público em Sheffield houve uma grande hostilidade chegando ao cumulo de serem atiradas latas de cerveja nos músicos, mas o ABC não deixou a peteca cair e continuaram a ensaiar e criar novo repertório.

Depois de várias demos enviadas, em 1981 a gravadora Phonogram chamou-os para uma gravação e então trancaram-se no estúdio em Marble Arch juntamente com o produtor Trevor Horn para gravar o single Tears Are Not Enough.

Logo depois surgiria o álbum de estréia The Lexicon of Love que estourou ao todo quatro hits e foi o álbum mais vendido em Sheffield em sua semana de lançamento. Com uma sonoridade meio new wave e meio funk adocicado, repleta de melodias, letras inteligentes e a voz firme e marcante de Martin Fry, o ABC conquistou seu reconhecimento no cenário musical.

 
FICHA

  "ABC - The Lexicon of Love "
Data de Lançamento:
1982.
10 faixas, 38 minutos, aprox.

Faixa a Faixa:
01. Show Me (4:02)
02. Poison Arrow (3:23)
03. Many Happy Returns (3:58)
04. Tears Are Not Enough (3:28)
05. Valentines Day (3:40)
06. The Look Of Love (Part One) (3:28)
07. Date Stamp (3:51)
08. All Of My Heart (5:17)
09. 4 Ever 2 Gether (5:30)
10. The Look Of Love (Part Four) (1:00)

Gravadora: Neutron Records
Distribuído por: NTRS 1

 


Lado B

Análise das principais faixas:

Poison Arrow - 2º single de trabalho da banda, Poison Arrow atingiu o 6º posto nas paradas britânicas. Faixa com um ritmo contagiante e que fala sobre um coração partido por um amor não correspondido.

Tears Are Not Enough - Single de estréia da banda atingiu o 19º posto nas paradas britânicas. A música fala do término de um relacionamento onde as lágrimas derramadas não são suficientes para reatar essa relação.

The Look of Love (Part 1) - Maior sucesso da banda de todos os tempos, The Look of Love alcançou p 4º posto nas paradas britânicas. Seu ritmo tem tendências funk assim com as demais músicas do álbum. The Look of Love foi grande sucesso nas rádios no ano de 1982 e tocava em meio a grandes hits de bandas do gênero funk, como Kool & The Gang, Shalamar, The Whispers, entre outros. O clipe é um comentário a parte, com cenários coloridos e bastante humor e que na América a MTV divulgou-o bastante ajudando o ABC a ficar conhecido entre nós. O curioso na letra desta música é que o próprio Martin Fry se inclui como personagem principal em um busca de um verdadeiro amor, e esse é o olhar do amor.

All Of My Heart - Single que ficou entre as cinco músicas mais executadas nas rádios e alcançando o 1º lugar no top britânico. All Of My Heart tem uma levada mais romântica e com belíssimos teclados. A letra fala sobre um amor que virou apenas amizade e a espera de que esse amor volte a reinar.

The Look of Love (Part 4) - Na verdade seria a introdução para a parte 1, pois trata-se de um solo de violinos e trompetes para The Look of Love. Absolutamente perfeita.

Algumas bandas não conseguem fazer um bom álbum de estréia, mas para os rapazes do ABC, apesar de uma apresentação ao vivo que antecedeu o álbum ter sido um fiasco, o The Lexicon of Love surpeendeu a todos conquistando espaço entre importantes nomes do movimento new romantic e é o principal trabalho da banda e que deve ser apreciado pelo audiófilos mais exigentes.

Curiosidade:

O álbum "The Lexicon of Love" ganhou uma versão ao vivo chamada "The Lexicon of Live" onde o ABC realizou tournés juntamente com o Human League e o Culture Club para divulgar os grandes hits dos anos 80. Essa gravação ocorreu no dia 06 de junho de 1997 e o álbum foi somente lançado em 1999, contendo os maiores sucessos da banda.

Reinaldo Varani