Notorious

Donna Summer - Another Place in Time


2ª Capa do disco

Lado A

No data de 31 de dezembro de 1948 nascia em Boston, cidade de Massachussetts LaDonna Adrian Gaines, que foi cantora de coral de igreja, onde mais tarde ficou conhecida mundialmente com o nome artístico de Donna Summer e que revolucionou a década de 70 com o estilo Discotheque, recebendo o título de rainha da Disco Music e ganhando prêmios Grammy nesta categoria.

As estimativas de vendas de seus discos chegaram à casa das 105 milhões de cópias.

Donna Summer foi uma das poucas artistas da década de 70 que conseguiu transpor a era Disco e adentrou-se nos anos 80, sendo que até hoje ainda está na ativa e com um trabalho lançado no ano de 2008.

Após álbuns realizados nos anos 80 pela gravadora Geffen Records, como ‘The Wanderer de 1980’, ‘Donna Summer de 1982, She Works Hard for the Money de 1983 e Cats Without Claws de 1984, Donna Summer começou a ter um declínio em sua carreira, não conseguindo obter o brilho da era Disco que a consagrou. Em 1987, ou seja, 03 anos após o último trabalho, é lançado o álbum ‘All Systems Go’ mas sem muito êxito.

Nesta ocasião Donna Summer rompe contrato com a gravadora Geffen e 02 anos mais tarde assina com a Atlantic Records e realiza aquele que seria o álbum que a traria de volta a mídia e ao seu reconhecido lugar de rainha da Disco Music.

Foi sugerido então que o trio de produtores Stock, Aitken & Waterman (SAW) que já estavam estourando nas paradas com artistas como Rick Astley, Kylie Minogue, Dead or Alive, Bananarama, Jason Donovan, etc... produzissem o álbum ao estilo ‘Hit Factory’ (Fábrica de Hits), um synthpop dance e que emplacou 05 singles, dentre as 10 músicas existentes no álbum.

A obra-prima chama-se ‘Another Place in Time’ e o single ‘This Time I Know It´s for Real, lançado a partir deste álbum entrou para o Top 10 na América e Reino Unido. No Reino Unido ela ficou na 3ª posição e nos EUA na 7ª posição da parada Billboard.

 
FICHA

  "Donna Summer - Another Place in Time" - Data de Lançamento: 1989
10 faixas, 37 minutos, aprox.

Faixa a Faixa:
01. I Don't Wanna Get Hurt (3:26)
02. When Love Takes Over You (4:12)
03. This Time I Know It's For Real (3:36)
04. The Only One (3:54)
05. In Another Place And Time (3:21)
06. Sentimental (3:10)
07. Whatever Your Heart Desires (3:52)
08. Breakaway (4:01)
09. If It Makes You Feel Good (3:45)
10. Love's About To Change My Heart (4:00)

Produzido por: Stock Aitken Waterman
Engenheiro de som: Karen Hewitt, Yoyo
Masterização: Dennis King
Mixado por: Mixmaster Pete Hammond
Gravadora: Atlantic

Lado B

Para se ter uma idéia do sucesso, Donna Summer não emplacava o top 10 britânico desde o single ‘No More Tears (Enough is Enough)’ com parceria de Barbara Streisand, que foi lançado em 1979, ou seja, exatos 10 anos. Os fãs da diva declararam que esteálbum marcou o regresso de Donna Summer aos palcos e principalmente ás pistas de dança e por isso apesar de ter surgido no final da década de 80 é apontado como
principal álbum de sua carreira desta década.

O segundo single ‘I Don’t Wanna Get Hurt’ repete o feito e também alcança o Top 10 britânico. Os singles ‘Love’s About To Change My Heart’ e ‘When Loves Takes Over You’ entram para o Top 20, além da badalada ‘Breakaway’ com um swing mais engajado.
Para os fãs de carteirinha da diva como eu, confiram as versões 12, os famosos 12’Inch Singles, destas pérolas, eles agitam qualquer pista de dança e bem ao estilo do trio SAW.

Curiosidade:

Um segundo trabalho de Donna Summer com o trio Stock Aitken & Waterman chegou a ser cogitado, mas por força contratual da gravadora, acabou não sendo possível a realização e então as músicas selecionadas acabaram sendo gravadas para a cantora Lonnie Gordon que também faz parte do cast do trio britânico.



Reinaldo Varani