Notorious
Oingo Boingo - Dead Man's Party


Contra Capa da versão CD

Este é o 5º álbum desta Banda Norte Americana, gravado em 1985, considerada por muitos como uma “Surf Band”. Mas, com certeza, eles não agradam só este público! A sonoridade dos 8 MÚSICOS (sim, com letra MAIÚSCULA, pois prá tocar com Danny Elfman, todos devem ser muito primorosos), incluindo 3 músicos que tocam metais (Saxofone alto, Sax-Tenor, Trompete e Trombone), temos o resultado de músicas diferenciadas na década de 80, e de muita qualidade.

Algumas letras mostram o lado “Sombrio” das composições de Danny Elfman, e do que deve passar na cabeça dele. Não é à TÔA que ele se tornou um grande compositor de trilhas sonoras de filmes como Batman, e a maioria dos filmes do Tim Burton! Porém, eles conseguem misturar num mesmo álbum, músicas com letras sombrias, românticas, e um som “New Wave” ! Essa mistura é incrível!


Lado A da versão tape

O nome deste álbum – que também é o nome da música principal - já nos mostra isso que estou comentando. “Dead Man´s Party” é uma festa tradicional que acontece na Cultura mexicana, e não tem nada de mórbido. Eles celebram de verdade, com muita música e muita comida, os espíritos das pessoas queridas que já morreram. (aqui no Brasil, seria prá nós, o equivalente ao Dia de Finados). Mas, lá, isso é motivo de alegria.

Se vocês ouvirem a letra, ele diz que não é prá ter medo, só porque estamos falando e festejando os “Mortos”, os espíritos das pessoas. Diz que não precisa ter medo de algo que nós não estamos vendo. Entre na festa e se divirta!

Além de música tema do álbum, aqui temos mas 3 “Pérolas” desta banda: a mais conhecida, “Stay”, “Just Another Day” e

FICHA

OINGO BOINGO - Dead Man's Party
Data de Lançamento:
1986
Número de Faixas: 09
Tempo Aproximado: 42 min

Faixa-a-Faixa:

01. Just Another Day 5:10
02. Dead Man's Party 6:17
03. Heard Somebody Cry 4:40
04. No One Lives Forever 4:13
05. Stay 3:35
06. Fool's Paradise 4:33
07. Help Me 3:44
08. Same Man I Was Before 3:23
09. Weird Science 6:10

Baixo, Vocais - John Avila
Bateria, Percurssão - John Hernandez
Engenheiros de Som - Charlie Pakkari , Judy Clapp, Mike Kloster , Paul Levy , Stuart Farusho
Guitarra - Steve Bartek
Teclados - Mike Bacich
Masterização - Wally Traugott
Mixagem - Michael Frondelli (tracks: 1 to 8)
Produção - Danny Elfman , Steve Bartek
Produção [Assistente] - Laura Engel
Gravação - Bill Jackson (tracks: 1 to 8)
Saxofone [Baritone], Saxophone [Alto] - Leon Schneiderman
Saxofone [Tenor], Saxophone [Soprano] - Sam Phipps
Trompete, Trombone - Dale Turner
Vocals, Guitarra, Letras, Musicas - Danny Elfman

Gravadora: MCA Records

“Wierd Science” – esta última foi tema do Filme “Mulher Nota 1.000”, onde e adolescentes resolvem “fabricar” do computador uma mulher Perfeita, e dá certo! E uma Wierd Science mesmo!

Este álbum pode fazer uma festa, 100%. As músicas são totalmente dançantes, e deixa bem claro qual o estilo e característica do Oingo Boingo.

Vamos falar das músicas:

1- Just Another Day – Este som tem uma coisa que me chama muita atenção, que é o comecinho com o solo de xilofone –instrumento pouco usado por aí, mas é muito usado pelo Oingo. Além de ser extremamente dançante.

2- Dead Man's Party – Como já citei aí em cima, a música tem tudo a ver com a Cultura Mexicana, e o clip também – cheio de bonequinhos em forma de esqueletos, numa festa bem colorida, tipicamente mexicana.
CURIOSIDADES: Esta música também pode ser selecionada no jogo do vídeo game X Box, de 2006: “Dance Dance Revolution Ultramix 4”.

3- Heard Somebody Cry – Não foge ao estilo New Wave das outras músicas do álbum. Mais uma vez, a música não deixa de ter uma mensagem de romance, como no refrão: “Listen to My Heart”!


Lado B da versão vinil

4- No One Lives Forever – O nome da música já diz tudo. Este som é um pouco mias sóbrio e ritimado do que a Dead Man´s Party. Vejam a letra, onde encontramos frases do tipo: “I don´t wanna die!”

5- Stay – Esta se tornou a música mais popular, principalmente aqui no Brasil, pois fez parte da Trilha de uma novela. Inclusive, foi no ano que o Boingo esteve por aqui, e o show apareceu na novela.


capa da versão tape

6- Fool's Paradise – neste som temos de novo os solos com os metais aparecendo bastante.

7- Help Me – Umas das menos tocadas deste álbum, mais que segue a linha bem new wave, e muito acelerada.

8- Same Man I Man Was Before – Eu vou dar uma dica sobre esta música: escutem! Não consigo descrever o estilo, mas é simplesmente “a cara” do Mr. Elfman. Não tem muito impacto, e nem tão dançante assim. Mas, de alguma forma, o refrão é contagiante!

9 - Weird Science – Música tema do filme “Mulher Nota 1.000”, e umas das mais aceleradas do álbum. A letra é muito interessante!



Paully