Notorious

Rick Astley - Whenever You Need Somebody


Contra Capa de Whenever You Need Somebody

A década de 80 apresentou diversas vertentes e dentre elas em meados de 1987
aparecia a House Music e todos se perguntavam, ‘Será que a era Disco está voltando?

O ritmo era bem dançante e com uma cara mais moderna contendo batidas eletrônicas.

Lembro que a primeira música que escutei pertence a este ritmo e que mais tarde
ficou conhecido como estilo Miami ou Freestyle foi a faixa ‘Fascinated’ do trio
feminino Company B.

Lado A

Nesse período o trio de produtores Stock, Aitken & Waterman (SAW) estavam a procura de novos talentos e já produziam bandas como Dead or Alive, Bananarama, a cantora Hazeel Dean, Divine, dentre outros.

O Produtor Peter Waterman foi buscar Richard Paul Astley que adotou o nome artístico de Rick Astley, nascido na cidade de Lancashire na Inglaterra e o convenceu a vir morar em Londres.

O trio tinha em mãos um grande trunfo, pois antes das aparições do cantor em vídeo
clipes, todo mundo achava que se tratava de um cantor negro devido ao seu timbre de voz meio barítono, com uma levada soul e ainda por cima o rapaz estava somente com 21 anos e tinha toda pinta de galã, ou seja, era sucesso garantido. Era um cantor branco mais com alma negra. Mesmo com a aparição dele mais tarde nos clipes o público não acreditava que era ele que estava cantando e sim dublando, porém o seu irmão Mark Astley tratou de desfazer essa falsas acusações.

FICHA

"Rick Astley - Whenever You Need Somebody"
Data de Lançamento:
1987
Faixas: 10 faixas
Duração: 40 minutos aprox.

Faixa a Faixa:
01.
Never Gonna Give You Up 3:32
02. Whenever You Need Somebody 3:53
03. Together Forever 3:25
04. It Would Take A Strong Strong Man 3:40
05. The Love Has Gone 4:20
06. Don't Say Goodbye 4:08
07. Slipping Away 3:52
08. No More Looking For Love 3:13
09. You Move Me 3:42
10. When I Fall In Love 3:02

Gravadora: RCA


Lado B

Foi então lançado o single ‘Never Gonna Give You Up’no ano de 1987 que alcançou no prazo de 02 semanas o topo das paradas britânicas, sendo o single mais vendido naquele ano e ganhando o prêmio BPI Awards britânico, equivalente ao Grammy americano e cantando ao vivo para uma audiência televisiva estimada em mais de 100 milhões de espectadores.

Rick Astley foi o segundo cantor mais jovem a colocar um single de estréia no topo ten britânico, perdendo apenas para George Michael, então com 20 anos compondo a balada ‘Careless Whispers’. O single ‘Never Gonna Give You Up’ainda alcançou a 1ª colocação em mais de 16 países incluindo o Japão e a Austrália.

Na sequência o segundo single ‘Together Forever’ conquista os americanos e Rick novamente atinge o topo não só da parada britânica como também nos Estados Unidos.

O álbum de estréia ‘Whenever You Need Somebody foi lançado em 1987 incluindo os premiadíssimos singles ‘Never Gonna Give You Up e ‘Together Forever’ e no ano seguinte atingiu o topo das paradas britânicas e americanas vendendo ao todos mais de 15 milhões de cópias pelo mundo todo.

O álbum conta com faixas interessantes como um cover de Nat King Cole para a bela canção ‘When I Fall In Love’ e com um clipe desenvolvido para o natal de 1987 com muita neve.

A faixa título ‘Whenever You Need Somebody’ também obteve boa repercussão e ainda destaco a faixa ‘Don’t Say Goodbye’ todas com o ritmo que consagrou o trio Stock, Aitken & Waterman com um new synthpop.

Curiosidades:

Rick Astley antes de se tornar famoso no mundo todo, cantava em coral de igreja e foi baterista de uma banda chamada FBI e por causa da saída do vocalista ele assumiu o papel, podendo então mostrar a todos o seu potencial de voz.

Apesar de todo sucesso que o single ‘Never Gonna Give You Up’ fez na Inglaterra e Estados Unidos, o trio SAW sofreu um processo judicial por utilizar nessa música a base melódica da faixa ‘Trapped’ do cantor negro Colonel Abrams.

Reinaldo Varani