Notorious
Yazoo - You And Me Both


Parte de trás do CD

Lado A do Vinil de "You And Me Both"

Após o sucesso inesperado do álbum Upstair's at Eric's em 1982 do dueto Yazoo, Alison Moyet e Vince Clarke partem para o lançamento de um novo single no ano de 1983.

Esse novo trabalho é Nobody's Diary, lançado em abril de 83 e que chegou a 3ª colocação na parada britânica. Uma canção que fala dos sentimentos de um relacionamento que não pode ficar somente registrado em um diário–"For the times we've had. I don't want to be. A page in your diary written." Os teclados de Vince Clarke acompanham a doce melodia e singularidade da voz emotiva de Alison Moyet.

Ao lançar o álbum You And Me Both em junho do mesmo ano, a dupla já anunciava a separação, devido a fortes influências do blues por parte de Moyet e o Synth Pop de Clarke. O que era apenas para ser um projeto, rendeu dois álbuns e Clarke declarou que um terceiro trabalho seria bizarro demais.

Novamente a capa do álbum é um destaque. Em meio à neve, dois cães dálmatas estão camuflados.



You And Me Both não tem a mesma pegada dançante como do primeiro trabalho, mas se destaca pela perfeita combinação entre o homem e a máquina.
 
FICHA

  "Yazoo - You And Me Both "
Data de Lançamento:
1983
11 faixas, 41 minutos, aprox.

Faixa a Faixa:
01.Nobody's Diary
02.Softly Over
03.Sweet Thing
04.Mr Blue
05.Good Times
06.Walk Away From Love
07.Ode To Boy
08.Unmarked
09.Anyone
10.Happy People
11.And On

Produzido por: Eric.C. Radcliffe, Yazoo
Gravado no:
Blackwing Studios, London.

Gravadora: Mute Records
As faixas mais agitadas do álbum são: Sweet Thing, Good Times e Walk Away From Love, esta última considero uma das melhores faixas do álbum.

Moyet despeja seu romantismo nas faixas Softly Over e Mr. Blue e um toque de blues em Ode to Boy que mais tarde seria regravada em um de seus álbuns de carreira solo.

Na edição americana a irônica Happy People foi substituída por State Farm que é o lado B do single Nobody's Diary, o maior sucesso do álbum (Nobody's Diary foi lançada inclusive na trilha sonora da novela "Guerra dos Sexos", fechando a trinca dos maiores sucessos do Yazoo no Brasil, com Situation que já tinha saído na novela "Sol de Verão" e Don't Go em "Final Feliz").


Lado B do Vinil de "You And Me Both"

A propósito não são só as faixas dos dois trabalhos do Yazoo que aparecem dispostas diferentes entre as edições inglesas e americanas como também o próprio nome da Banda. Nos EUA o dueto levou o nome de Yaz devido a uma disputa de direitos autorais com uma gravadora que se chamava Yazoo também.

Ainda no ano de 1983 o dueto se desfez por definitivo. Alison Moyet seguiu carreira solo, desenvolvendo mais o seu estilo blues e Vince Clarke ainda com produção de Eric Readcliffe formou o projeto The Assembly onde lançou o single “Never Never”, uma balada romântica bem ao estilo de Moyet.

Clarke ainda gravaria junto com Paul Quinn o single “One Day” e também faria parceria com Robert Marlow, destacando o trabalho de “The Face Of Dorian Gray’’. Mas foi com Andy Bell que Clarke se reafirmou no cenário Techno Pop formando o dueto Erasure que se perpetuou por muito tempo. Mas eu só mencionei essas passagens de Vince Clarke para provar que o mundo dá muitas voltas e para alegria geral da nação oitentista o Yazoo está de volta com força total. E para mostar que Moyet e Clarke não estão pra brincadeira, eles estão em turnê pela Europa tocando seus grandes hits de 82 e 83. Em declaração, Alison Moyet diz que tocar esse material ao vivo não é um revisionismo e sim para terminarmos uma coisa que começamos, compondo, gravando e tocando e Vince Clarke diz que tem sido muito bom voltar a tocar essas músicas depois de tanto tempo e que muitas delas nunca foram tocadas ao vivo.

Para deleite dos colecionadores, foi lançado o Box contendo os álbuns Upstair’s At Eric’s e You And Me Both remasterizados + Um Cd com os B-Sides e Remixes e + um DVD com os vídeo-clipes e aparições do Yazoo no Top Of The Pops. Simplesmente imperdível, mas ainda só disponível importado.

Rumores dizem que o dueto virá ao Brasil até o final do ano e espero que isso se concretize antes dos dois se separarem novamente. O Synth Pop merecia essa volta do grande fenômeno Yazoo, e nós também.

Reinaldo Varani