Patrick de Meyer



Capa de Tanzen

Genialidade era comum no mundo musical na década de 80, e quase todos os gêneros e estilos tinham seus destaques, e claro, não podia ser diferente no New Beat, gênero musical surgido na Bélgica e que ficou muito marcado principalmente pelo extremo sucesso mundial e por ter apresentado para o mundo o E.B.M. (depois do sucesso do New Beat, todo mundou começou a importar discos da Bélgica, aí o EBM começou a aparecer para o mundo também).

Não entraremos em detalhes do gênero, confiram a matéria minuciosa sobre o estilo New Beat.

Nascido em Dendermonde East Flanders em 10 de novembro de 1969, o Rei do New Beat, se é que assim pode ser chamado, Patrick de Meyer foi um dos grandes responsáveis por impulsionar fortemente o sucesso do New Beat aqui no Brasil depois da metade da década de 80, inclusive fazendo um show disputadíssimo em São Paulo na época.

Patrick, além de produtor, era compositor, arranjador e remixer, sua genialidade o fez criar vários projetos de sucesso, entre os mais conhecidos estão Tragic Error que emplacou os hits Tanzen e Klastch In Die Hande que sempre rolava nas principais casas noturnas da época, além de Iuhaha, Ich Liebe Dich e Umbaba.

Em 1988, como Tragic Error, ele lançou seu primeiro single, "Iuhaha", que já mostrava o sucesso que ele faria, ao mesmo tempo que "brincava" com os samples fazia um som top. No ano seguinte o próximo single foi "Klap In Je Handen, praticamente uma versão Belga do seu principal hit que veio ainda no mesmo ano, "Klastch In Die Hande", que continha três versões da song mais 2 faixas exclusivas: "Links-Rechts" e Remote Kontrol. Já em 1990 mais três singles foram lançados:, Ich Liebe Dich, que pra mim é a única música de Patrick que teve influências do Freestyle, com teclados que lembram desde Cover Girls até Rick Astley. As outras faixas são: "Ik Hou Van Jou" e "Umbaba" que é considerada também como um dos seus principais hits.

No decorrer dos 90 também continuou com algumas criações como Tragic Error, mas não tiveram o mesmo destaque dos 80.

Patrick de Meyer 2009Em paralelo, Patrick também em 1988 já criava outro projeto e que viria a ser de grande destaque também , o T-99, que de quebra lançou seu primeiro single com a maravilhosa "Slidy" em 3 versões, depois seguindo com "Invisible Sensuality" e em 89 com "Too Nice To be Real", seu principal trabalho como T-99.

Em 90 Patrick conheceu o mixer Olivier Abbeloos que estava na criação da música "Anasthasia", e então lhe propôs a lançar esse single como T99. E assim foi, em 92 lançou-se o single e os dois passaram a trabalhar juntos, onde posteriormente lançaram o primeiro e único álbum do T99, o "Children Of Chaos", contendo 13 faixas. incluindo também a própria Anasthasia.

A criatividade de Meyer parecia não ter fim, ainda na mesma época criou o: G-Force (da picante "Spicy", seguindo o gênero: sexo, drogas e New Beat..., que virou o lema da época), Black Kiss (do hit "Jump on the Floor"), Techno Rockers (uma atualização fenomenal de Deep Purple, simplesmente genial), Low Job (da bem-humorada e experimental "Animal Farm"), Go! (da maravilhosa "5 oz. Plain Flour", hit da Woodstock nos anos 80 ) Beat Professor, Fatal Error e Twice Of Love, todos esses também de muito sucesso principalmente na própria Bélgica e em vários países europeus, no Brasil não foi tão acompanhado pela mídia, mesmo a qualidade sendo ótima, do mesmo padrão de Tragic Errror. Por aqui só saiu uma música de cada um desses projetos em uma coletânea lançada pela Stiletto em 1990 chamada “Tragic Error Remixes”, onde para mim o nome mais correto para essa coletânea seria “Patrick de Mayer Remixes”. Simplesmente um gênio extremamente criativo, capaz de inventar bandas tão díspares como Black Kiss e Go!, além é claro do inesquecível Tragic Error.

As músicas das bandas criadas por Patrick DeMeyer saíram na época em praticamente todas as coletânes de New Beat e House do mundo, como as famosas, Who’s That Compilation ?, Best New Beat, New Beat Take 4, European House, No More Machines, Overnight Remixes, Flash House vol. 2, entre outras.

E não para por aí, ele produziu também o Technotronic, simplesmente criou a sonoridade de Pump up the Jam, entre outros hits, (além de produzir ele é quem está por trás do Technotronic, foi Patrick quem fez e tocou os synthies em Pump up the Jam) isso explica porque os synthies da banda lembram tanto o New Beat, mesmo sendo conhecida no mundo house como Acid-House.

Para quem só conheceu Klastch In Die Hande e gostou muito, vale a pena conferir os outros projetos de Patrick, sem dúvida vão gostar de todos e com certeza vão entender que não é exagero quando mencionei que ele é o rei do New Beat, claro, sem esquecer do grande Zinno, que já fazia o som característico do New Beat antes mesmo do gênero existir.

A sua carreira de genial como produtor, mesmo após a fase New Beat, abalou os 90, quando De Meyer, lançou o Unlimited Soul, e mais tarde o Soul Dance Project.

Fernando Martinuzzo

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