Os Estilos dos anos 80

E.B.M - Eletric Body Music


Front 242

Nitzer Ebb

”E.B.M”, a primeira vez que se ouviu esse termo foi numa música do Kraftwerk definindo o som de Trans-Europe Express, quebrando qualquer dúvida da paternidade do termo, que Luc Van Acker chegou a reivindicar como seu, mas o Kraft já tinha falado pelo menos uns 4 anos antes do Front 242 e do A Split Second existirem.

Enfim, o Electronic Body Music, ou melhor, o E.B.M, apesar de ter se popularizado com essa abreviação de seu nome nos anos 80, já nos 70 algumas bandas de synthpop produziam uma sonoridade experimental muito próxima ao que se convencionou chamar de E.B.M nos 80, como o caso do Human League, que demonstra isso claramente em seu primeiro álbum, o Reproduction, com introdução de elementos eletrônicos sombrios e batidas pesadas, fazendo o primeiro disco de uma banda inglesa a dispensar formalmente o uso de guitarras, o que foi completamente revolucionário para a época. Ou seja, mais uma vez devemos ressaltar a importância do Human League na história da música, já que não foram apenas as grandes bandas de Synthpop que foram influenciadas por eles no decorrer das décadas. Outra influência que podemos citar é o Telex, a primeira banda eletrônica da Bélgica, com uma sonoridade extremamente baseada no Kraftwerk, e que contribuiu bastante para o surgimento do E.B.M em seu país.

E falando em Bélgica, foi lá onde surgiram as primeiras e principais bandas desse maravilhoso estilo, Front 242, A Split Second, Neon Judgement, Klinik etc...e claro, espalhando a febre por todo o mundo com inúmeros grupos, Tribantura, C.C.C.P., Bigod 20, Nitzer Ebb, Abfarth, Invincible Limit, Mysterious Art, Signal Aout 42, Skinny Puppy, Front Line Assembly, Umo Detic, Microchip League, Cassandra Complex, Weathermen, Borghesia, Vomito Negro, entre muitas outras. O sucesso foi tão grande que até aqui em terras nacionais surgiu uma das melhores bandas de E.B.M. e Synthpop de todos os tempos, o Tek Noir, produzido pelo mesmo produtor de Cabaret Voltaire, outra grande referência que serviu de base para as bandas de E.B.M. A música In the Name of the Father do Tek Noir, por exemplo, parecia ter sido gravada em Bruxelas, mas foi gravado no estúdio Transamérica em São Paulo, com uma sonoridade totalmente experimental para a música nacional.

  
A Split Second , Out of the Ordinary e Front Line Assembly

Antes do nascimento do estilo, a Bélgica era apenas um apêndice cultural da França, mas das pistas belgas, nascia o estilo que dominaria o mundo em boa parte da década de 80. E o estilo foi se popularizando e ficando cada vez mais famoso em todo o mundo, e ainda mais forte aqui no Brasil com a chegada do álbum Front by Front do Front 242, que até casas como Overnight, Toco, Zoom e Broadway, faziam sets de E.B.M todas as noites, que iam de Front 242 até a Nitzer Ebb e Robotiko Rejekto. No meio termo existia a Up & Down também nos Jardins (mais precisamente na Rua Pamplona), que tinha sets completos de E.B.M, sem deixar de lado o Freestyle e o Acid. Já as casas como a Woodstock no Jardins, a Hippodromo na Lapa e a Zoster no Itaim, em São Paulo se dedicavam boa parte da sua discotecagem ao E.B.M e ao New Beat. Era o principal ponto de encontro de fãs do estilo, além de alguns porões da região central que rolavam o estilo, como o Retrô e o Cais.

  
Skinny Puppy, The Neon Judgement e Bigod 20

As principais características das bandas de E.B.M. são as letras, onde em sua maioria atacam e banalizam o sistema político de seus país, e em geral como crítica ao poderio militar norte-americano sobre os outros povos, e sua base musical que é inteiramente calçada nos sintetizadores, disquetes, computadores sobre uma base em ritmo 4x4 que caía como uma luva nas pistas de dança européias dos anos 80. Além das influências já citadas, é muito importante também lembrar do Poesie Noire, que passearam pelo E.B.M e New Beat com muita propriedade principalmente em seus álbuns Tales of Doom e Tetra. Jô Casters, chegou a formar um projeto paralelo ao Poesie, para se dedicar apenas ao estilo, o In Sotto Voce. O Ministry, que começou fazendo synthpop à lá Human League e Depeche Mode, em meados dos anos 80 começou a assimilar a influência dos sons belgas do Front 242. Ainda havia o Ledernacken na Alemanha, que misturava o E.B.M ao Funk Metal, com letras agressivas.

  
Scapa Flow, The Klinik e C.C.C.P

Throbbing Gristle, uma das bandas pioneiras da música industrial, liderando encontramos Chris Carter e Cosey Fanni Tutti, que fizeram história no synth/industrial e E.B.M dos anos 80, além de Gênesis P Orridge que além de fazer industrial e E.B.M com o Throbbing Gristle e o Psychic TV, também teve papel fundamental no Acid. O Liaisons Dangereuses e o DAF (Deutsch Amerikanische Freundschaft), também contribuíram para o nascimento do estilo.

  
à;GRUMH..., Tommi Stumpf e Attrition

Do E.B.M nasceu outro estilo já comentado nesta seção, o New Beat, quando um DJ belga tocou a música Flesh do A Split Second em 33 RPM, quando o disco era para ser tocado em 45 RPM, o erro tornou o DJ famoso e gerou um novo estilo musical, como um filho do E.B.M, mas com letras menos politizadas e mais para os dancefloors.

  
Pouppée Fabrikk, Borghesia e The Weathermen

 

 

Fernando Martinuzzo & Marcos Vicente

 


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