Vince Clarke

Vincent John Martin (Vince Clarke) nasceu em Basildon Essex na Inglaterra em 03/07/1960. Durante sua carreira Vince Clarke fez parte de bandas importantíssimas no cenário Techno-Pop dos anos 80 e que perpetuam até hoje.

Depeche Mode (1.980 a 1.981)

A carreira teve inicio em 1.979 com a banda Composition of Sound ao lado de Andrew Fletscher e que posteriormente juntou-se a Martin Gore e David Gahan nos vocais e a banda passou a se chamar Depeche Mode que em francês significa “Moda Passageira”.
Como nenhum dos componentes tocava bateria, optou-se pela utilização de bateria eletrônica e Vince Clarke desde então começou a se interessar pela música eletrônica. Assinaram através de Daniel Miller com a gravadora Mute Records que estava apostando neste estilo de música. A primeira aparição da banda foi na coletânea – Some Bizarre Collection – com a faixa ‘Photographic’. O 1º trabalho foi o single ‘Dreaming of Me’ seguido de ‘New Life’, mas o sucesso veio mesmo com o mega-hit ‘Just Can´t Get Enough’. É lançado em 1.981 o álbum Speak and Speel onde os teclados marcantes de Vince Clarke são o destaque, além da maioria das canções serem escritas por ele. Devido a uma batalha de egos iniciada por Martin Gore, Vince deixa a banda em dezembro de 1.981, antes mesmo do término da turnê de lançamento do 1º álbum. Ele afirma que seus colegas atribuíam o sucesso da banda a ele. O Depeche Mode seguiu em frente substituindo Vince por Alan Wilder assumindo os teclados, mas para Vince a “Moda Passageira’’ como por ironia já diz o nome, foi breve em sua jornada.

Yazoo (1.982 a 1.983)

Ao ler um anúncio no jornal requisitando músicos de rhythm blues, Vince Clarke chegou até a sua futura parceira Alison Moyet, uma cantora de voz marcante e em quem Vince apostou na mistura de Techno Pop e Blues. Alison topou a idéia e assim formaram o dueto Yazoo com produção de Eric Radcliffe. Chegaram ao Top Ten Britânico e a Parada Dance Americana com os hits ‘Situation’, ‘Don´t Go’, ‘Only You’ e ‘Nobody´s Diary’. Gravaram 02 álbuns, Upstairs at Eric’s de 1.982 e You and Me Both de 1.983. No lançamento do 2º álbum o duoYazoo já apresentava alguns problemas de relacionamento, pois Alison não estava mais satisfeita com a proposta da banda e preferiu seguir em carreira solo gravando suas canções com um ritmo mais associado ao seu estilo e Vince Clarke mais uma vez buscava novos horizontes.

Projetos com diversos vocalistas – The Assembly (1.983 a 1.985)

Vince Clarke segue caminho e junto com o produtor Eric Radcliffe e o vocalista Feargal Sharkey formam em 1.983 o The Assembly e gravam um único single ‘Never, Never / Stop Start’. O single Never, Never é uma balada que se assemelha muito ao estilo do Yazoo e pode-se até confundir os vocais. Entre aos anos de 1.983 e 1.984, Vince grava vários singles juntamente com Robert Marlow e os destaques são paras os trabalhos: ‘The Face of Dorian Gray’, ‘I Just Want to Dance’, 'Calling all Destroyers’, ‘No Heart’. Dos projetos de Vince, essa parceria com Robert Marlow trazia de volta o início de tudo, pois Robert juntamente com Martin Gore (Depeche Mode) e Paul Redmond em 1.979, formavam o ‘The French Look’. Os singles de Vince Clarke e Robert Marlow são tão bons, que no ano de 2.001 é lançado o álbum ‘The Peter Pan Effect’ reunindo todos os singles em um CD duplo, e para quem nunca teve acesso a esse projeto de Vince Clarke, vale a pena baixar as músicas, principalmente para quem é fã do Yazoo, pois a semelhança com os estilo da banda é impressionante.

Vince ainda faria parcerias com outras bandas como:

The Absolute com as faixas ‘At the Third Stroke’ e ‘T.V. Glare’ Hardware com destaque para ‘Hey’. Twilight com as faixas ‘Just me Alone’ e ‘Talk to You’
Em 1.985, Vince decide gravar com Paul Quinn do grupo Bourgie Bourgie o single ‘One Day / Song For’, mas assim como o The Assembly , também foi lançado um único single, pois o que Vince alegava que era dificil escolher a pessoa certa para os vocais ou ainda as pessoas queriam uma carreira duradoura e não apenas um projeto e desta forma nosso mago dos teclados resolve investir em uma carreira artística mais sólida.

Erasure (1.985 a 2.007...?)

Em 1.985 Vince coloca um anúncio no jornal especializado em música ‘Melody Maker’ procurando o vocalista ideal e assim choveram candidatos a vaga. A música utilizada para as audições foi o então inédito single ‘Who Needs Love Like That’, até que na 42ª audição aparece Andrew Ivan Bell e estava então escolhido o parceiro perfeito e formado o novo dueto chamado Erasure. O single alcançou somente a 55ª posição na Parada Britânica, mas Vince apostou todas as fichas e insistiu com novos singles como ‘Heavenly Action’ e ‘Oh Lamour' que ganhou mais notoriedade com a versão ao vivo e com relativo sucesso nas FM´s na Europa e do Brasil. O 1º álbum ‘Wonderland’ de 1986 foi lançado e atingiu a modesta 71ª posição na Parada do Reino Unido.

Em 1.987 com o álbum ‘Circus’ o Erasure ganha reconhecimento no cenário musical atingindo com o lançamento do álbum a 6ª posição na Parada Inglesa com a faixa ‘Sometimes’ atingindo a 2ª colocação no Reino Unido e a banda é convidada para fazer a abertura de shows como o Duran Duran nos EUA. As faixas ‘It Doesn´t Have To Be’, ‘Victim of Love’ e ‘The Circus’ conquistam ótimas posições nas paradas e leva o grupo a lançar o álbum duplo ‘The Two Ring Circus’contendo versões remixes, orquestradas e a ao vivo.

Em 1.988 com o lançamento do álbum ‘The Innocents' aparece aquele que seria o maior hit da banda e que é cantada por todos em qualquer balada dos anos 80. O single ‘A Little Respect’. O álbum atinge a 1ª colocação na Parada Britânica e traz também o single ‘Chains of Love’. Após a turnê ‘The Innocents’ a banda grava um EP ‘Crackers International’ e mais um mega-hit estoura em sucesso ‘Stop’ que atinge a 2ª lugar na Parada Britânica.

Em 1.989 vem o 4º álbum ‘Wild!’ e traz consigo mais uma 1ª colocação nas paradas e com ótimos trabalhos como ‘Blue Savanah’, ‘Drama’ e ‘Star’ e também mostra um Andy Bell mais espalhafatoso chegando ao ponto de vestir roupas prateadas, colans, salto alto, fantasia de diabo com chifres. A turnê ‘Wild!’ passou pelo Brasil e houve quem nunca tinha assistido o Erasure ao vivo e ficou indignado com tal performance do vocalista e até os mais preconceituosos chegaram a declarar em jornal que deixaram de curtir a banda devido aos trajes em que Andy se apresentava. O Erasure foi eleito pelo British Awards o grupo do ano.

Com um intervalo de 02 anos sem gravar, em 1.991 é lançado o álbum ‘Chorus’ considerado sem precedentes na música pop eletrônica mundial, pois Vince Clarke utiliza apenas sintetizadores analógicos e antigos elevando assim a sua categoria a ícone da música eletrônica. Os destaques são os singles ‘Love To Hate You’ (uma alusão aos anos 70 de Gloria Gaynor com ‘I Will Survive’), a faixa título ‘Chorus’ e ‘Breath of Life’. Para completar a banda demonstra todo o seu amor pelo quarteto ABBA e lança mais um EP, o Abba-Esque com 04 covers, A banda já havia gravado antes ‘Gimme,Gimme,Gimme’ e sabia que o sucesso viria com mais regravações. Nas apresentações o Erasure coloca no palco até o letreiro luminoso com o nome do ABBA e como se não bastasse gravam o clipe ‘Take a Chance on Me’ imitando a loira e a morena. A turnê The Tank, The Swan & The Baloon é um sucesso virando um incrível DVD de mais de 2 horas de duração. São adicionados bailarinos e Vince Clarke aparece pilotando um tanque cheio de sintetizadores. O Erasure lotou por 20 noites seguidas o Hammersmith Odeon em Londres.

Para consolidar ainda mais o sucesso do Erasure é lançado em 1.992 a coletânea ‘Pop! 20 Hits’ reunindo todos os singles lançados pela banda e com grande vendagem.
Em 1.994 é lançado o álbum ‘I Say, I Say, I Say’ com destaques para ‘Always’ e ‘Run to The Sun’ que tem um videoclipe muito interessante. O álbum já mostra um Erasure diferente e se adequando aos anos 90.
Em 1.995 e lançado o álbum com apenas o título ‘Erasure’ e trata-se de um trabalho mais puxado para um clima new age, sem as costumeiras faixas dançantes. O destaque ficam para as faixas ‘Stay With Me’ e ‘Finger & Thumbs (Cold Summer's Day)’
Em 1.997 vem o álbum ‘Cowboy’ e traz o Erasure que todos conhecemos. O álbum alcança a 10ª colocação no Top Britânico com destaques para as faixas ‘Im My Arms’, 'Don´t Say Your Love Is Killing Me' e ‘Rain’.
A sonoridade do Erasure muda completamente com álbum ‘Love Boat’ do ano de 2.000. Álbum mais acústico e que não teve boa repercussão, destacando-se apenas a faixa ‘Freedom’.

Com 03 anos parados sai em 2.003 o álbum ‘Other Peoples Songs’ com regravações de músicas dos anos 60 e 70. O destaque vai para a regravação de ‘Salsbury Hill’ cover de Peter Gabriel. No mesmo ano é lançado o DVD duplo ‘The Very Best’ contendo a reunião de todos os clipes produzidos até então, com adicionais de clipes raros e entrevistas.
Em 2.005 vem o álbum ‘Nightbird’ com as faixas ‘Breathe’, ‘Don´t Say You Love Me’ e ‘Here I Go Impossible Again’ e o Erasure segue em tour pela Europa e EUA.
Em 2.006 o Erasure lança um álbum acústico ‘Union Street’ com levada country para os sucessos antigos da banda e um EP com o título ‘Boy’.
Em 2.007 o album ‘Light at the End of the World’ resgata o pop eletrônico dos anos 80 com destaque para a faixa ‘I Could Fall in Love With You’ com elogios da crítica americana.

Yazoo – O Regresso (a partir de 2.008)

O Erasure anuncia uma parada de 2 anos e Vince Clarke decide então fazer o inusitado, volta a ativa com o Yazoo estreitando seu relacionamento com Alison Moyet e fazendo shows pela Europa apresentando seus hits de 1.982 e 1.983. Um revival e tanto, pois o Yazoo não tinha conseguido divulgar o trabalho ‘You and Me Both’ devido a separação do dueto naquela ocasião. Em comemoração ao retorno é lançado o box quádruplo ‘In Your Room’ contendo os álbuns ‘Upstairs At Eric´s’, You And me Both’, B-sides e Remixes e um DVD com vídeo-clipes e apresentações ao vivo.
Imperdível!!!

Álbum solo

Vince lança em 1.993 um CD com o nome de ‘Lucky Bastard’ contendo apenas samplers e trechos de sons de sintetizadores analógicos produzidos por ele e que servem para os dj´s utilizarem em suas mixagens. Foram utilizados o Sistema 100, Sistema 700, ARP 2600, Moogs, SCI Pro One, Korg Poly Fusion, VCS3, Sergie, Obie, Xpander e outros sintetizadores modulares.

Parceria com Martin Ware

Em 1.999 Vince se une a Martin Ware do Heaven 17 e criam o The Clarke & Ware Experiment lançando o álbum: ‘Pretentious’ e mais tarde em 2.001 o álbum ‘Spectrum Pursuit Vechile’ Trata-se de trabalhos completamente adversos do que Vince Clarke e o Heaven 17 vinham realizando. Neste caso o 1º álbum é todo experimental e o 2º é indicado para relaxamento e meditação.

Como não poderia deixar de ser, este gênio dos teclados também colaborou com remixes para importantes bandas como segue abaixo:

Happy Mondays - "Wrote For Luck" (1988) Remix
Betty Boo "24 Hours" (1990) Oratronic Mix
Fortran 5 "Heart On The Line" (1990) 7" Mix
Nitzer Ebb - "Ascend" (1992) Anonymous Mix
Wolfgang Press "Angel" (1992) Remix
Betty Boo "I'm On My Way" (1993) Batman & Robin Mix
Time Frequency "Real Love '93" (1993) Vince Clarke Remix
Alison Moyet - "Whispering" (1994) Remix
Sparks - "When Do I Get To Sing My Way" (1994) Vince Clarke Remix
Egebamyasi "Remont" (1995) Remix
White Town - "Wanted"(1997) Remix
Robert Marlow The Peter Pan Effect (1999) - Álbum
Family Fantastic ...Nice! (2000) Álbum
Simple Minds - "Homosapien" (2002) Remix
E esta é história do mago dos teclados ’Vince Clarke’que provou a todos sua versatilidade e sempre nos surpreendendo com sua capacidade de construir e reconstruir projetos (vide Yazoo).

 

Reinaldo Varani



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